IPO – Initial Public Offering

termo inglês IPO – Initial Public Offering designa o momento em que uma empresa abre seu capital, sendo admitida à cotação numa bolsa de valores mobiliários.

O termo inglês IPO – Initial Public Offering, designado em português por Oferta Pública Inicial, designa o momento em que uma empresa abre seu capital a diversos investidores, sendo admitida à cotação numa bolsa de valores mobiliários.

Abrir o capital significa dividir os lucros obtidos com novos sócios, receber uma fiscalização mais critica, além de auditoria externa rigorosa, aprimorar métodos e processos administrativos, entre outras, adotando uma série de medidas que inviabilizam a total liberdade existente em uma empresa fechada. A captação por emissão de valores mobiliários torna- se uma alternativa As instituições financeiras, ao captar recursos de poupadores, manobram estes montantes como se fossem próprios, de acordo com as necessidades ou oportunidades identificadas pela instituição. Desta forma, ofertam recursos. As empresas para atender as obrigações institucionais e cumprimento de objetivos internos. Neste cenário, as empresas que buscarem recursos em instituições financeiras devem aderir As condições estipuladas por estas instituições, que, por sua vez, tendem a ser padronizadas e poucos flexíveis.

Vantagens

  1. Maior facilidade de captação de recursos. Abrir o capital é uma opção que as empresas podem utilizar para captar recursos financeiros no mercado como alternativo aos bancos. Empresas de elevado nível de investimento, alavancagem financeira alta e crescimento acelerado, necessitam de grandes disponibilidades de caixa, o que eleva o custo de obtenção de capital e restringe limites de captação com instituições financeiras.
  1. Aumento de poder de barganha com bancos

Como os Bancos possuem informações privilegiadas referentes ao credito da empresa,

elevam as taxas de juros, com a abertura de capital, as informações são disseminadas publicamente limitando esta vantagem dos bancos e, consequentemente, aumentando a barganha com estes.

  1. Liquidez

A negociação de empresas que não possuem registro na bolsa dificulta a negociação, pois ocorre informalmente, e onera substancialmente a negociação para quem pretende comprar, inibindo a operação. Com ações negociadas na bolsa de valores a oferta de pequenos acionistas é maior e os custos de negociação são reduzidos.

  1. Diversificação de carteira

Usualmente, as carteiras de ativos dos donos das empresas estão substancialmente influenciados por estas mesmas empresas. Com a abertura de capital em Bolsa, os empresários destas empresas podem vender parcelas de sua participação e investir em outros ativos, reduzindo o risco específico.

  1. Aquisição e troca de controlo

A abertura de capital de uma empresa tem por objetivo a maximização de resultado para

que seu acionista. Os acionistas podem definir a melhor forma de maximizar ganhos e o próprio mercado atua de forma disciplinadora, seja pela exposição das informações gerenciais, ou seja, pela possibilidade de troca de controlo de organizações.

  1. Reconhecimento do investidor

A abertura de capital serve também como propaganda para divulgação das empresas, além de fortalecer sua imagem institucional junto ao mercado financeiro. Esta característica é vantajosa, principalmente, para empresas que produzam ou distribuam produtos de consumo em grande escala, gerando uma sensação de conforto por possuir uma base acionista mais ampla. Esta base, por sua vez, composta principalmente por clientes e fornecedores, interessam-se pelo crescimento da empresa que, consequentemente, terá seus títulos valorizados. Alem disso, o poder de decisão na empresa é diluído por toda a base acionista, reduzindo a concentração de poder que antes era privilégio de poucos acionistas.

  1. Aproveitar oportunidades

Períodos de supervalorização do mercado de ações são grandes oportunidades para empresas fechadas abrirem seu capital, pois estas serão alternativas para investidores que buscam diferenciação ou querem fugir das ações convencionais.

  1. Flexibilidade estratégica

Abrir o capital fornece à empresa um maior controle sobre o risco empresarial, balanceando a estrutura de capital entre o capital de acionistas e o capital de terceiros. 0 Património da empresa ganha liquidez, uma vez que a empresa se valoriza conforme aumenta o volume compradores com o objetivo de negociar blocos de participação na empresa.

  1. Gestão profissional

Com a abertura de capital, cresce o volume de investidores interessados na rentabilidade de seus investimentos. Para produzir resultados positivos para estes, a empresa invariavelmente investe na profissionalização de sua gestão. A própria exigência legal estabelece elementos na empresa que favorecem esta profissionalização, como a obrigação de eleição dos conselheiros por parte dos acionistas preferenciais , e a implantação do cargo de Diretor de Relações com o Investidor.

673 Visualizações 1 Total
673 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.