Indexante

Conceito de indexante

No âmbito da economia e das finanças, um indexante é uma taxa de referência utilizada para estabelecer o custo de um empréstimo ou a remuneração de uma aplicação financeira, de forma a que esse empréstimo ou aplicação reflictam as condições existentes nos mercados financeiros em cada um dos momentos em que são pagas ou reindexadas as prestações.

A principal razão para a utilização de indexantes nas operações de financiamento ou de aplicações financeiras, deve-se ao facto de as taxas de juro variarem ao longo do tempo, sendo desconhecidas as taxas futuras no momento da celebração dos contratos. A fixar um indexante, as taxas de juro aplicadas aos empréstimos ou às aplicações financeiras ajustar-se-ão automaticamente às condições de mercado. Na fixação das taxas de juro, ao indexante acresce geralmente um spread fixado de acordo com o risco da operação.

O indexante pode ser uma ação, um índice, um cabaz de ações, um cabaz de índices, uma taxa de juros, ou uma média de taxas de juro. Pode ainda ser essencialmente sectorial ou essencialmente local, pode incluir ativos de uma única região ou de várias zonas do mundo. Na União Europeia é muito utilizada a Euribor , uma taxa de referência do mercado monetário interbancário e resulta da média das cotações fornecidas por um conjunto de 57 bancos europeus, com uma boa notação de rating e controlados por uma comissão diretora da Federação de Bancos Europeus. Outro indexante muito utilizado é a LIBOR – London Interbank Offered Rate, uma taxa média de juros indicativa com a qual um painel de bancos selecionados realiza empréstimos entre si no mercado monetário de Londres.

951 Visualizações 1 Total
951 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.