Incerteza

Incerteza é um conceito do domínio da prospetiva estratégica que serve de referência ao planeamento estratégico organizacional.

Conceito de incerteza

Incerteza é um conceito do domínio da prospetiva estratégica que serve de referência ao planeamento estratégico organizacional. Descreve uma relação indeterminada entre o ente considerado e o seu entorno. Existe incerteza quando não existe uma ideia definida da linha de ação a ser adotada em uma situação que parece obscura, não familiar, conflituante ou confusa. A mera existência da incerteza pressupõe a necessidade de formular julgamentos e um processo decisório para solucionar este estado. A incerteza não só decorre da falta de conhecimento de todos os possíveis estados do mundo ou aos resultados das ações empreendidas, como também da dificuldade de formular previsões acerca de tais estados futuros, tendo como base os dados e informações disponíveis. As informações são geralmente incompletas e imprecisas e a carga informativa que teria que ser elaborada para formular previsões sensatas é demasiada elevada para a capacidade de processamento do indivíduo. Logo, quando se fala de decisões estratégicas, refere-se a um contexto da decisão dominado pela incerteza e ambiguidade.

Características da incerteza

A complexidade relativa do cálculo – até as situações que, a princípio, são mais conhecidas, podem ser percebidas com certo grau de incerteza por um decisor, cujas habilidades para calcular e raciocinar não estão à altura da tarefa. É difícil estar ciente de todos os possíveis desdobramentos ou resultados em um momento, ao lidar com uma situação; – a imprevisibilidade do futuro – a determinação dos eventos futuros não depende somente das ações, como também de fatores que estão além do conhecimento e controle de quem decide. Não há garantia que regularidades observadas no passado irão ser preservadas no futuro; – a interdependência das ações humanas – a maioria da produção social é levada a efeito por um esforço conjunto e o seu valor é difícil de verificar; e – a mesma natureza dos processos mentais – o ser humano tenta retirar a névoa do conhecimento por meio da inferência. O método de inferência mais frequente é a causalidade, imposta pela mente humana na perceção sensorial dos dados da situação. Devido a isto, a incerteza está sempre presente.

Tipos de incerteza

Incertezas estruturais – situações em que se admite a possibilidade de um acontecimento, mas em que este, pelo seu carácter único não nos fornece uma probabilidade da sua realização. Incertezas cruciais – forças críticas para compreender a dinâmica futura do foco em análise e muito incertas e caracterizam-se pela sua elevada importância/relevância (forte impacto potencial) para o foco, relativa independência entre si e elevado nível de incerteza. As incertezas cruciais definem as dinâmicas que têm de ser monitorizadas e face às quais é fundamental encontrar respostas ao longo do tempo.

Exemplos

  • Evolução do perfil de especialização da Economia Portuguesa – atividades exportadoras e internacionalização; posição nas cadeias de valor de bens e serviços transacionáveis internacionalmente; inserção na divisão internacional do trabalho.
  • Sustentabilidade financeira da Economia – desequilíbrios externos; dívida pública + dívida privada; capacidade e rapidez de resolução dos desequilíbrios financeiros.
  • Capacitação institucional da economia e sociedade – evolução e credibilidade das instituições; capital social.
  • Valores culturais e capacidade de gerar capital social – mudança cultural; confiança; benefício individual vs. benefício coletivo; capacidade de inovação e de mudança social.
  • Liderança estratégica e proatividade dos agentes económicos – sistema político; alinhamento e mobilização dos atores; visão estratégica e qualidade da governação.
  • Evolução do modelo de coesão social – mecanismos redistributivos; mercado de trabalho; ensino e formação; proteção social; saúde.
  • Tipologia e papel das cidades na organização do território – coesão territorial; dinâmicas de urbanização; redes de cidades.
  • Incerteza geracional – conflitos geracionais; coesão e solidariedade geracional.
  • Evolução dos sistemas de educação – capital humano; qualidade e eficiência dos sistemas; ligação e sintonia com o mercado de trabalho; formação ao longo da vida.
987 Visualizações 1 Total
987 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.