Conceito de Fundo de Investimento
Um fundo de investimento consiste num património que pertence a várias pessoas ou entidades, destinado ao investimento em determinados activos pré-definidos e geridos por profissionais (as sociedades gestoras). As pessoas que investem nos fundos de investimento são chamadas de participantes.
O património dos fundos pode ser investido em diverso tipo de activos, entre os quais os valores mobiliários (adquirindo neste caso a designação de fundo de investimento mobiliário) e valores imobiliários (adquirindo aqui a designação de fundo de investimento imobiliário). Ao conjunto de valores que constituem o património é dada a designação de carteira.
Cada fundo de investimento é dividido em partes, com características iguais e sem valor nominal, às quais é dado o nome de unidades de participação e que são elas próprias valores mobiliários.
Algumas das principais vantagens do investimento em fundos de investimento são as seguintes:
- são geridos por profissionais que têm um conhecimento aprofundado dos mercados em que os activos são negociados;
- permitem a redução do risco através de uma maior diversificação do património de cada participante;
- permitem redução dos custos de transacção (principalmente os custos de corretagem) devido à transacção de grandes quantidades;
- no caso dos fundos imobiliários, permitem o acesso dos pequenos investidores a mercados onde os montantes de investimentos são elevados.
Tipos de Fundos de Investimentos
Existem dois tipos de fundos de investimento:
- Fundos abertos – os investidores podem subscrever e resgatar as unidades de participação em qualquer momento, sendo o número de unidades de participação em circulação variável;
- Fundos fechados – o número de unidades de participação é fixo, podendo os investidores proceder à sua subscrição num determinado período e ao seu resgate apenas numa data pré-definida para a liquidação do fundo;
Nos fundos de investimento imobiliário existe ainda uma terceira categoria de fundos – os fundos mistos que se caracterizam pela repartição do valor do fundo em numero fixo e em número variável de unidades de participação.