Conceito de duration
Em finanças, o termo inglês duration (também conhecida por duração de Macaulay) designa o prazo médio de um fluxo de caixa associado a um qualquer ativo financeiro, considerando-se o custo de oportunidade do dinheiro no tempo. Dito de outra forma, representa o tempo médio ponderado necessário para que os fluxos de caixa do título compensem o investimento efetuado inicialmente – quanto menor for este tempo, menor é o risco associado ao ativo. É, portanto, uma medida de sensibilidade do preço de um título ou outro instrumento de dívida a uma alteração nas taxas de juros. Este conceito pode ser aplicado quer a instrumentos de rendimento fixo, quer a instrumentos de rendimento variável, podendo assim ser utilizado para a totalidade dos ativos de uma carteira.
Como pode a duration ser utilizada?
A duration pode ser utilizada para gestão de risco, gestão de fluxos de caixa futuros e gestão de GAP:
Gestão de risco de um título ou de uma carteira – quanto maior o prazo de um título de rendimento fixo , a sua volatilidade será maior, podendo, consequentemente, ter o seu valor de mercado apreciado ou depreciado, em função dos choques de taxas de juros. Desta forma, podemos estabelecer a conexão entre a duration e a variação das taxas de juros para se ter a sensibilidade ou a elasticidade preço de um título em relação à mudança da taxa e, com isso, controlar ou estimar os riscos potenciais de um título.
Gestão dos fluxos de caixa futuros – na gestão de uma de carteira existe a necessidade de se garantir no futuro fluxos de entradas, geradas pela carteira de investimentos e contribuições, em níveis compatíveis com o investimento efetuado. O conhecimento da duration da carteira (ativo) e da duration do passivo poderão auxiliar neste planeamento, assim como na gestão dos riscos decorrentes das flutuações de taxas que impactam diretamente no valor dos ativos.
Gestão de GAP – As diferenças entre as durations de ativos e dos passivos poderá acarretar danos nas posições financeiras e na situação patrimonial de empresas e de bancos. Através das durations pode-se planear a gestão dos ativos e passivos, através da troca ou cessão de posições ativas, aumentando ou reduzindo o perfil dos passivos, modificando a estrutura de capital da empresa.
Cálculo da Duration
Apresenta-se de seguida a fórmula de cálculo da Duration:
D: duration
t: prazo de cada fluxo de caixa do título
FC: fluxos de caixa do título
y: taxa prefixada
n: número de fluxos de caixa