O que são as Dimensões ESG
ESG é a sigla da expressão internacional Environment, Social & Governance utilizada para designar as dimensões não financeiras associadas à sustentabilidade que, a par da informação económico-financeira, devem ser utilizadas na análise de investimentos, abrangendo as componentes ambiental, social e de governança corporativa, enquanto elementos de criação de valor no longo prazo.
Dimensão ambiental
A dimensão ambiental centra-se na transparência e no impacto ambiental das empresas e dos seus investimentos, bem como nos esforços para conservar e gerir os recursos naturais, especialmente aqueles que não são renováveis ou são que são fundamentais à vida. Esta dimensão requer ações específicas para minimizar a poluição do ar, da água e do solo, para preservar a diversidade biológica, para proteger e melhorar a qualidade do ambiente e para promover o consumo responsável.
Dimensão Social
A dimensão social dá relevância ao respeito pelos direitos humanos, à cidadania e à igualdade de oportunidades para todos os indivíduos na sociedade, procurando promover uma sociedade mais justa, promover a inclusão social e a distribuição equitativa dos bens com foco na eliminação da pobreza. É colocada também a ênfase na preocupação com as comunidades locais, nomeadamente, através do reconhecimento e respeito pela diversidade cultural e através da inexistência de toda e qualquer forma de exploração.
Dimensão de Governança Corporativa
A dimensão de governança corporativa diz respeito à internalização dos impactos ambientais e sociais na esfera empresarial, conferindo às organizações a capacidade para antecipar riscos sociais e ambientais com repercussões no seu desempenho económico. Preocupa-se em gerar prosperidade em diferentes níveis da sociedade e em tornar mais eficiente a atividade económica. Refere-se à viabilidade das organizações e das suas atividades na geração de riqueza e promoção de emprego de qualidade.
Assim, é fundamental a existência de um modelo de governo que consiga identificar todos os aspetos sociais, ambientais e de governance de relevo para a empresa para uma gestão eficaz de todos os riscos associados à sua atividade.
Sustentabilidade vs sustentabilidade empresarial
Embora não exista uma definição única, o termo ‘sustentável’ refere-se à viabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas ao longo do tempo a par da continuidade da manutenção dos níveis de qualidade de vida e do desenvolvimento económico. Assim, assegurar a sustentabilidade da humanidade ao longo do tempo significa manter o equilíbrio entre os pilares ambiental, social e económico através da articulação de uma economia moderna e desenvolvida com uma sociedade mais justa e equitativa, protegendo e melhorando a produtividade dos recursos naturais e simultaneamente dissociar o crescimento económico da degradação ambiental.
Por seu lado, sustentabilidade empresarial consiste na capacidade de uma empresa gerir a sua atividade e criar valor a longo prazo ao mesmo tempo que cria benefícios sociais e ambientais para todos os seus stakeholders. Nesse sentido, tem-se verificado um envolvimento crescente das empresas e seus responsáveis no movimento da sustentabilidade empresarial, o qual resulta, por um lado, do surgimento de novos requisitos legais e, por outro, da consciencialização de que a integração de variáveis ambientais e sociais nos processos de tomada de decisão lhes podem trazer ganhos de imagem e até mesmo novas oportunidades de negócio com impacto direto na criação de valor económico.