Credit Spread

Apresentação do conceito / definição de credit spread; como é calculado o credit spred e qual o seu significado; a obrigação benchmarking da Moddys…

Conceito de Credit Spread

O credit spread corresponde à diferença entre as yields das Obrigações do Tesouro, geralmente de longo-prazo, e as yelds de um outro título com maturidades similares, mas apresentando risco de crédito diferente. Assim definido, o credit spread mede a qualidade do crédito de um título em relação a outro de maturidade semelhante mas sem risco associado como é o caso das Obrigações do Tesouro. Se, por exemplo, um determinado título oferece uma taxa de rendibilidade de 2.5% e a taxa de rendimento paga por uma Obrigação do Tesouro com maturidade semelhante é de 2.2%, tal significa que o credit spred desse título é de 0,3%, ou seja, 30 pontos base.

É expectável que o credit spread aumente em períodos de recessão, pois é nessas alturas em que, além da menor disponibilidade de capital para concessão de crédito, as empresas apresentam piores condições financeiras levando a que os investidores exijam um prémio de risco superior. Assim, um aumento no credit spread pode ser um sinal de menor capacidade de obtenção de crédito resultante de piores condições no balanço das empresas ou da deterioração da capacidade dos intermediários financeiros fornecerem crédito. Tal pressupõe a existência de uma relação negativa entre o credit spread e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto.

A agência internacional de rating Moody’s criou um indicador de credit spread muito utilizado pelos investidores baseado num índice correspondente a uma espécie de obrigação benchmark de longo prazo. Esta obrigação da Moody’s corresponde à taxa de juro sem risco de logo prazo com maturidades tão perto quanto possível de 30 anos, sendo a diferença relativamente a este índice utilizado como referência para aferir o risco de incumprimento de determinado título de dívida de longo prazo.

784 Visualizações 1 Total

References:

Faust, J., Gilchrist, S., Wright, J., & Zakrajsek, E. 2011. Credit Spreads as predictors of real-time economic activity: a Bayesian model-averaging approach. NBER working papers. www.federalreserve.gov/pubs/feds/2011/201277/201277pap.pdf

784 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.