O que é o Ciclo das Operações Financeiras
Ciclo das Operações Financeiras é uma expressão utilizada no âmbito da gestão financeira, e designa o tempo correspondente às atividades relacionadas com a obtenção de fundos financeiros necessários e adequados ao financiamento dos investimentos em ativos fixos e das necessidades de exploração da empresa.
No ciclo das operações financeiras podem distinguir-se dois ciclos: o ciclo de operações de capital e o ciclo das operações de tesouraria. As operações de capital têm em vista a obtenção e adequada gestão de fundos de financiamento mais estáveis (por exemplo capitais próprios ou financiamentos de longo prazo). Quanto às operações de tesouraria, estas visam a gestão a gestão das disponibilidades financeiras (caixa e depósitos bancários e outras disponibilidades de elevada liquidez), bem como o de assegurar dos financiamentos necessários para suprir insuficiências temporárias nos fluxos de tesouraria.
O ciclo das operações financeiras, tal como o ciclo de exploração e o ciclo do investimento, podem ser facilmente visualizado no Balanço Funcional, um tipo de balanço construído a partir do Balanço Patrimonial e cujo grande objetivo é a análise dos equilíbrios financeiros entre aplicações e financiamentos.