Bear market

Apresentação do conceito / significado de Bear Market (ou Bearish); relação entre períodos de Bear Market e os ciclos económicos…

Conceito de Bear Market

A expressão inglesa Bear Market (que em português significa ‘Mercado do Urso’), é utilizada para designar um mercado financeiro que apresente uma grande volatilidade associada a uma tendência de desvalorização das cotações da generalidade dos ativos nele transacionados. Da mesma forma, pode ser utilizada a expressão Bearish para designar essa mesma tendência. A utilização da palavra Bear (Urso) deve-se ao facto de este animal fazer a sua investida de cima para baixo; pelo contrário, é utilizada a palavra Bull (Touro) para designar a tendência de subida das cotações, dado que este animal faz o seu ataque de baixo para cima.

A duração de um período de Bear Market varia geralmente entre 1 e 3 anos, sendo este um período caracterizado por uma grande volatilidade no valor das cotações das ações e por sucessivos retornos negativos para os investidores. O pessimismo generalizado, o que provoca geralmente uma espiral descendente nos mercado financeiros, levando a que os investidores antecipem perdas levando a que a pressão vendedora aumente. Não é fácil determinar, de forma consistente, em que momento a tendência do mercado pode mudar e seguir uma tendência decrescente generalizada. Esta dificuldade é, sobretudo, devida aos efeitos psicológicos e da especulação que desempenham um papel significativo na alteração destas tendências.

Um Bear Market não deve ser confundido com uma correção nas cotações, que é uma tendência de curto prazo e que tem uma duração inferior a dois meses. Enquanto as correções oferecem uma boa oportunidade aos investidores para encontrarem um ponto de entrada em mercados de ações, um bear market raramente fornece essa oportunidade, porque é extremamente difícil prever o momento em que podem ocorrer recuperações. Ainda assim, é possível obter retornos positivos em períodos de Bearish, sobretudo pelos investidores que sejam vendedores curtos (short selling) e utilizem estratégias para fazer ganhos em mercados em queda.

Entre 1900 e 2017 registaram-se 32 situações de bear market, com uma média de ocorrência a cada 3,5 anos. A última situação foi despoletada com o início da crise financeira mundial em 2007/2008. De outubro de 2007 a março de 2009, o principal índice norte-americano, o índice Dow Jones perdeu 54% do seu valor antes da crise.

Bear market rally

Um Bear market rally é um período durante um bear market em que os preços das ações aumentam. A recuperação num bear market é geralmente um aumento de curta duração e é seguido por outro período de declínio do mercado levando a uma tendência acentuada para baixo.

Embora não existam definições oficiais para designar um bear market rally, por vezes é definida como um aumento global de mercado de 10 a 20% durante um bear market. Existem inúmeros exemplos de bear market rally na história moderna, incluindo a recuperação do Dow Jones ocorrida após o crash da bolsa de 1929.

984 Visualizações 1 Total

References:

Silva, Miguel (2013). Bolsa – Investir nos Mercados Financeiros. 1ª Ed. Lisboa: Bookout.

984 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.