Wassily Leontitef

Apresentação da vida e obra de Wassily Leontief, economista autor da matriz input-output, e galardoado com o Prémio Nobel de Economia em 1973.

Wassily Leontief (Munique, 5 de agosto de 1906 – Nova York, 5 de fevereiro de 1999) foi um economista russo, mais tarde naturalizado norte-americano, que ficou célebre pelos seus estudos teóricos e metodologia económica, tendo recebido o Prémio Nobel de Economia em 1973 com a sua matriz de análise de impactos input-output.

.

Percurso Académico e Profissional

A sua infância e juventude foi passada na cidade de São Petersburgo (designada Leninegrado durante o período soviético), onde viveu intensamente os primórdios da Revolução Russa. Em 1921 entra na então Universidade de Leninegrado, onde o seu pai era professor de economia. Aí estudou filosofia, sociologia e economia, áreas que lhe viriam a proporcionar uma sólida formação intelectual. Pouco depois de terminar a sua licenciatura em Economia, em 1925, mudou-se para a Alemanha e doutorou-se na Universidade de Berlim em 1928 tendo submetido uma dissertação sobre o assunto teórico “A economia como um ciclo”. Um ano antes, motivado pelo seu interesse no funcionamento dos sistemas económicos supranacionais, tinha entrado no Instituto de Economia Mundial da Universidade de Kiel, onde se dedicou à pesquisa sobre a derivação da procura estatística e as curvas de oferta. Em 1931, após este trabalho académico, interrompido por uma curta passagem de 12 meses pela China, onde foi assessor do Ministério das Ferrovias, muda-se para o Estados Unidos, ingressando no Departamento Nacional de Pesquisa Económica em Nova York. Um ano depois ingressa no Departamento de Economia da Universidade de Harvard. Em 1941 publica um estudo «Structure of the American Economy, 1919-1929», no âmbito do qual estuda toda a estrutura da economia dos Estados Unidos, um trabalho essencial para entender a inter-relação entre os diversos sectores económicos, e onde apresenta pela primeira vez o modelo input-output. Em 1946 torna-se professor de Economia e dois anos mais tarde (1948) funda o Projeto de Pesquisa Económica de Harvard, organização que dirige até 1973. Em 1965 tornou-se presidente da Harvard Society of Fellows, grupo formado por académicos de grande potencial da Universidade de Harvard. Em 1975 muda-se de Harvard para a Universidade de Nova Iorque, onde se manteve até à sua aposentação. É em Nova Iorque que criou o Instituto de Análise Económica, organização que dirige até meados dos anos oitenta. Depois de deixar o ensino dedicou-se à investigação até sua morte em 5 de Fevereiro de 1999, em Nova Iorque.

Além do Prémio Nobel da Economia, Wassily Leontief foi galardoado com diversos outros prémios e obteve vários doutoramentos honoris causa em algumas das universidades mais relevantes, um pouco por todo o mundo.

.

Principais contributos para a Ciência Económica

Um dos principais contributos de Wassily Leontief para a Ciência Económica foi o desenvolvimento da sua matriz de análise de impactos input-output, apresentada pela primeira vez em 1941 no seu livro «Structure of the American Economy, 1919-1929», com o qual viria a ser galardoado com o Prémio Nobel de Economia em 1973. Esta matriz é um método que, através de tabelas de dupla entrada, procura descrever e analisar as inter-relações, diretas ou indiretas, em que os vários processos de sistema económico estudados são classificados em vários ramos, atividades ou setores. Antes existia já uma versão mais simples deste método, desenvolvida por François Quesnay (o Tableau Économique), mas que se apresentava estático e com muitas limitações; ao aperfeiçoá-lo, Leontief torna-o mais dinâmico e torna possível usá-lo em sistemas de programação linear.

Ao receber o Prémio Nobel de Economia em 1973, Leontief resumiu sua abordagem, afirmando que “A economia mundial, como um país, pode ser visto como um sistema de processos interdependentes. Cada processo, se a fabricação de aço, a educação juventude ou que gerem as finanças da família, gera certas saídas (produtos) e absorve uma combinação específica de entradas interdependência direta entre dois processos ocorre quando a saída de um é a entrada do outro. Por exemplo, o carvão é a saída da indústria de mineração e a entrada da produção de energia eléctrica do sector. A indústria química utiliza carvão directamente como matéria-prima, mas também, indirectamente, como electricidade. Uma rede deste tipo é um sistema de elementos que dependem uns dos outros, directa ou indiretamente.”

Outra grande contribuição do economista galardoado foi o paradoxo de Leontief, resultado de um estudo que procurava questionar a validade da Teoria Heckscher-Ohlin, mas que acabou por criar um paradoxo. Aplicado à economia internacional, este paradoxo afirma que um país com um rácio de capital/trabalho mais elevado, apresenta uma relação capital/trabalho mais baixa nas exportações do que nas importações.

Uma referência ainda para o facto de Leontief ter sido um dos primeiros a fazer uso de uma máquina de computação mecânica nomeadamente para aplicação dos seus modelos econométricos.

.

Obras mais notáveis

Algumas de suas obras mais notáveis são: «Structure of the American Economy, 1919–1929» (1941); «Studies in the Structure of the American Economy» (1953); «Mathematics in Economics» (1954); «Input-Output Economics» (1966);«Essays in Economics» (1966); «The Future of the World Economy» (1977).

752 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

752 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.