Conceito de Unicórnio
Unicórnio é a designação dada a uma startup com um elevado potencial de crescimento e que, em pouco tempo, alcançou uma avaliação de mil milhões de dólares por investidores ou por empresas de capital de risco elevado. São impulsionadas por uma tendência muito forte que as catapulta rapidamente e que as torna muito apetecíveis aos olhos do público consumidor, crescendo de forma acelerada e conquistando uma grande fatia do mercado.
Ao contrário dos rabbits, rentáveis, os unicórnios não são necessariamente lucrativos, preocupam-se mais em obter escala e estarem presentes em inúmeros mercados do que em fazer dinheiro. Há muitas destas startups jovens que têm lucros muito baixos ou até mesmo prejuízo.
O nome foi dado porque, à semelhança da figura mitológica, que é imaginária, também os unicórnios empresariais seriam muito raros e tal marco seria praticamente impossível de alcançar. Até há algum tempo seria muito raro encontrar empresas tão bem avaliadas, mas tal já não é uma realidade. Aliás, há muitos analistas que apontam o facto de existirem demasiados unicórnios.
Uber, Xiaomi, Airbnb, Snapchat, SpaceX, Pinterest, Spotify, Lyft, Magic Leap, Farfetch, entre muitas outras marcas e empresas, são alguns bons exemplos de unicórnios.