Tigres Asiáticos

Identificação e apresentação dos países que ficaram conhecidos como “Tigres Asiáticos; principais características destes países; os novos Tigres Asiáticos…

Quem são os Tigres Asiáticos?

Tigres Asiáticos é a designação por que ficaram conhecidos os quatro países do sudeste asiático, nomeadamente: Singapura, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Estes países já na década de 1980 mostravam fortes sinais de desenvolvimento industrial, sendo seguidos por um segundo bloco de países que são considerados como “Novos Tigres Asiáticos”, os quais destacaram-se na década de 1990. Esses novos tigres asiáticos são: Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.

Principais características dos Tigres Asiáticos

Os Tigres Asiáticos são países que se destacam economicamente, quer ao nível do nível de industrialização, quer ao nível da capacidade exportadora. Alguns economistas consideram que estes países se situam no «norte geoeconómico», pelo dinamismo e desenvolvimento crescente da sua economia. No entanto, essa visão não é universalmente aceite, porque estes ainda não são comparáveis financeiramente aos países que atualmente compõem a divisão mundial económica no Norte, como Estados Unidos, Canadá, Japão, países da União Europeia, ou Austrália e Nova Zelândia no Sul. Assim, os Tigres Asiáticos são mais usualmente conhecidos como países em expansão económica, com um forte processo industrial.

Os Tigres Asiáticos são países que têm também em comum uma elevada industrialização, com destaque para áreas especializadas, como a informática, a eletrónica e outras tecnologias de ponta. O rendimento é elevado, contando com um alto valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Além disso, possuem uma repartição do rendimento não tão desigual, como habitualmente ocorre em países desenvolvidos. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado bom, com elevada expectativa de vida da população, bem como índices baixos de analfabetismo e ainda de mortalidade infantil.

Estes países apresentaram nas últimas décadas um crescimento económico de relevo, para o que contribuíram também os avultados investimentos estrangeiros, principalmente por serem países em expansão nos quais é possível encontrar mão de obra mais barata e incentivos às empresas investidoras. De facto, as economia dos Tigres Asiáticos foi sendo estimulada pela possibilidade de encontrar mão de obra a baixo custo, o que despertou o olhar de empresas multinacionais que viram nestes territórios uma forma de se expandir. Além disso, os Tigres Asiáticos destacam-se pelos investimentos em educação, possuindo uma população fortemente alfabetizada, o que é considerado como um importante elemento de expansão económica dos referidos países. Assim, relaciona-se uma força produtiva qualificada, porém ainda com baixo custo.

Em suma, as caraterístcias principais destes países podem ser sintetizadas em:

  • Países de pequena dimensão em termos territoriais e com fracos recursos naturais.
  • Crescimento económico elevado nas últimas décadas, com destaque para a indústria e para as novas tecnologias.
  • Produção muito voltada para a exportação, fazendo destes países importantes exportadores, principalmente de produtos tecnológicos e manufaturados.
  • Instalação nestes países, principalmente a partir do fim do decénio de 1990, de unidades de produção de grandes multinacionais, que buscam mão-de-obra barata e qualificada.
  • Grande aposta em investimentos nas áreas de educação e formação de mão-de-obra qualificada.
  • Países com forte presença de instituições financeiras nacionais e internacionais, principalmente nas suas cidades capitais.

Os Novos Tigres Asiáticos

Os primeiros Tigres Asiáticos, Singapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan, desenvolveram-se com base num processo intenso de industrialização, bem como, com base num modelo de industrialização orientada para a exportação. Com isso, atraíram investimentos estrangeiros para as regiões nas quais estão localizados, fazendo com que países ao entorno se desenvolvessem concomitantemente. Este processo não foi, contudo, exclusivo destes quatro países. De facto, já no decorrer da década de 1990, outros países do Sudeste Asiático seguiram os mesmo passos, nomeadamente a Malásia, a Tailândia, a Indonésia e as Filipinas, os quais ficaram conhecidos como os ‘Novos Tigres Asiáticos’.

1141 Visualizações 1 Total

References:

Vesentini, José (2011). Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática.

1141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.