Theodore W. Schultz (1902 – 1998)
Theodore W. Schultz é um economista americano, nascido em 1902, que ganhou o Prémio Nobel de Economia em 1979, partilhado com Arthur Lewis, por sua pesquisa pioneira sobre desenvolvimento económico com problemas particulares dos países em desenvolvimento.
Percurso de vida
Nascido em Arlington, ele estudou na Universidade de Wisconsin, servindo como professor de economia agrícola em Iowa e Chicago. Além de sua experiência em economia agrícola, ele também trabalhou em economia do trabalho, onde ele fez contribuições interessantes para a análise do capital humano.
Os acontecimentos económicos adversos após a Primeira Guerra Mundial o despertou para a economia. No Dakotas, onde nasceu em 1902, aprendeu durante a sua juventude como era difícil para as famílias rurais para permanecer solvente. Os preços dos produtos agrícolas caíram em mais da metade abruptamente. Bancos foram à falência e muitos agricultores. A culpa era da política ou da economia?
A sua escolaridade foi interrompido pela falta de trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. Isso significava que precede o ensino médio. Então, no final de 1921, entrou num curso de curta duração na agricultura em Dakota do Sul State College.
Este economista conseguiu entrar na faculdade em 1924 e eu era permitido para completar o meu trabalho de faculdade em três anos. A economia não-ortodoxas da Universidade de Wisconsin Durante me atraiu desses anos. Apesar da minha falta de credenciais adequadas Fui aceito pela escola de pós-graduação. Minha dívida intelectual para Professores Commons, Hibbard, Perlman e Wehrwein é grande.
No Iowa State College, entre 1930 e 1943 teve uma boa formação.
A Grande Depressão tornou tão e os economistas talentosos jovens no Ames durante esse período fez uma experiência intelectual emocionante e rentável. A oportunidade de consolidar e interpretar Essa experiência tem-se perfeito para mim na Universidade de Chicago, onde eu ter sido desde 1943.
Durante 1929, este economista adquiriu informações de localização em partes específicas da União Soviética. Em 1960, quando eu era presidente da American Economic Association, vários economistas norte-americanos e eu fomos convidados da Academia Soviética de Ciências. Ao longo dos anos, tenho aventurou em muitos países de baixa renda frequentes para fazer o que eu fiz na União Soviética. Em geral, evitou dar palestras ou colocar-se ao serviço de uma universidade no estrangeiro. Para saber o que eu queria saber, eu fui para as comunidades rurais e em vez de corrente em fazendas. Falei com pessoas da universidade, funcionários do governo e pessoal norte-americanas estacionadas no país.
Principais obras e papers
- Measures for Economic development of Underdeveloped Countries, 1951
- “Capital Formation by Education”, 1960, JPE
- “Investment in Human Capital”, 1961, AER.
- The Economic Value of Education, 1963.
- Transforming Traditional Agriculture, 1964.
- Investment in Human Capital: The role of education and of research. 1971.
- Human Resources, Human Capital: Policy issues and research opportunities. 1972.
- “The Value of the Ability to Deal with Disequilibria”, JEL, 1975.
- “Migration: An economist’s view”, 1978, in McNeil and Adams, editors, Human Migration.
- “Life Span, health, Savings and Productivity”, with R. Ram, 1979, Econ Dev Cultural Change.
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.