Robert Lucas foi um economista norte-americano, nascido em Yakima em 1937. Foi Prémio Nobel da Economia em 1995 pela sua abordagem das expectativas racionais.
Licenciado em economia, em 1964 doutorou-se na Universidade de Chicago. Dedicou-se ao ensino, que começou como um professor assistente de economia na Universidade de Carnegie-Mellon, em Cleveland (Ohio). Esta instituição nomeou o professor em 1967 e três anos mais tarde deu a cadeira de Economia. Em 1975 ele se mudou para a Universidade de Chicago com a mesma carreira.
É considerado um dos mais influentes economistas em pesquisa macroeconómica desde 1970. O seu trabalho tem sido revolucionária na implementação dos pressupostos económicos que canalizam as decisões económicas em residências, empresas e organizações. Em 1972, publicou um artigo intitulado “expectativas sobre a neutralidade da moeda” e mudou o rumo da política económica. Lucas foi o primeiro a expressar rigorosamente como as expectativas dos consumidores e dos produtores de mudar e adaptar-se às mudanças causadas por intervenções governamentais. Lucas revolucionou assim a teoria macroeconómica corrente através da introdução de fundamentos microeconómicos para justificar modelos macroeconómicos e ficou conhecido pelas suas investigações sobre as expectativas racionais, com o objetivo de integrar as expectativas e preferências dos agentes para a análise económica tradicional.
A avaliação dos efeitos das mesmas devem, por conseguinte, contemplar tal interacção. A atenção dos especialistas na concepção de políticas económicas mudou de análise de curto e longo prazo para as expectativas das pessoas afectadas. A abordagem de Lucas é conhecido como a abordagem das expectativas racionais e lhe rendeu o Prémio Nobel da Economia 1995.
Após publicação de 8 livros e inúmeros artigos sobre diversos assuntos económicos, Robert Lucas é considerado um dos mais influentes economistas desde os anos 70.
Lucas foi editor do Journal of Political Economy e presidente da Sociedade Econométrica. Ele também é presidente eleito da Associação Americana de Economia e desenvolveu a crítica de Lucas sobre a política económica, que sustenta que a relação aparentemente estável entre parâmetros de análise económica, tais como inflação e desemprego variam de acordo com mudanças na política económica.
Principais Obras
- “Optimal Investment Policy and the Flexible Accelerator”, 1967, IER.
- “Adjustment Costs and the Theory of Supply”, 1967, JPE
- “Real Wages, Employment and Inflation”, with Leonard A. Rapping, 1969, JPE
- “Investment Under Uncertainty”, with E.C. Prescott, 1971, Econometrica
- “Expectations and the Neutrality of Money”, 1972, JPE
- “Econometric Testing of the Natural Rate Hypothesis”, 1972, in Eckstein, editor, The Econometrics of Price Determination.
- “Some International Evidence on Output-Inflation Tradeoffs”, 1973, AER
- “Equilibrium Search and Unemployment”, with E. C. Prescott, 1974, JET
- “An Equilibrium Model of the Business Cycle”, 1975, JPE
- “Econometric Policy Evaluation: A critique”, 1976, CROCH
- “Understanding Business Cycles”, 1977, CROCH
- “Asset Prices in an Exchange Economy”, 1978, Econometrica
- “`New’ Explanations of the Persistence of Inflation and Unemployment”, with T.J. Sargent, 1978, in After the Phillips Curve.
- “After Keynesian Macroeconomics” with T.J. Sargent, 1978, in After the Phillips Curve.
- “Rules, Discretion and the Role of the Economic Advisor”, 1980, in Fischer, editor,Rational Expectations.
- “Methods and Problems in Business Cycle Theory”, 1980, JMCB
- Studies in Business Cycle Theory
- “Equilibrium in a Pure Currency Economy”, 1980, Econ Inquiry
- “Tobin and Monetarism: A review article”, 1981, JEL.
- “Interest Rates and Currency Prices in a Two-Country World”, 1982, JME
- “Optimal Fiscal and Monetary Policy in an Economy without Capital”, 1983, JME
- “Optimal Growth with Many Consumers”, 1984, JET
- “Money in a Theory of Finance”, 1984, CROCH
- “Money and Interest in a Cash-in-Advance Economy”, with N. L. Stokey, 1987,Econometrica
- Models of Business Cycles, 1987.
- “On the Mechanics of Economic Development”, 1988, JME
- Recursive Methods in Economic Dynamics, 1989.
- “Liquidity and Interest Rates”, 1990, JET
- “Why Doesn’t Capital Flow from Rich to Poor Countries?”, 1990, AER
- “Making a Miracle”, 1993, Econometrica
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.