Vida e Obra de Miller Merton
Miller Merton (Boston, 16 de Maio de 1923 – Chicago, 3 de Junho de 2000) foi um economista norte-americano especialista em análise financeira de empresas e mercados de capitais, celebrizado por ter recebido o Prémio Nobel de Economia em 1990, juntamente com Harry Markowitz e William Sharpe, pelo seu trabalho pioneiro no estabelecimento de uma teoria sobre a economia financeira.
Nasceu no seio de uma família judia de Nova Inglaterra, e fez seus estudos na Universidade de Harvard, onde obteve um diploma de bacharel em 1943. Em 1944 começou a trabalhar numa das divisões do Tesouro dos Estados Unidos e daí transitou para a divisão de estatísticas da Reserva Federal norte-americana.
Em 1952 obteve o seu doutoramento na Universidade Johns Hopkins. Foi depois viver para a Grã-Bretanha, onde se tornou professor visitante na London School of Economics. Retorna aos Estados Unidos em 1958 e junta-se ao corpo docente do Carnegie Institute of Technology. Aí colabora com Franco Modigliani no artigo «O Custo do Capital, Finanças Corporativas e a Teoria do Investimento», no qual contrariam a visão tradicional das finanças corporativas, segundo a qual uma corporação pode reduzir seu custo de capital através de uma relação dívida-capital adequada. Nesse artigo desenvolvem uma argumentação, que mais tarde a ficar conhecida como o Teorema de Modigliani-Miller, que explica que não existe uma estrutura de capital ótima, pelos que os gerentes devem procurar minimizar as responsabilidades tributárias e maximizar o património líquido da corporação, deixando que os níveis da dívida não interfiram na decisão.
Em 1961 mudou-se para a Escola de Negócios da Universidade de Chicago onde se mantém até à sua aposentadoria em 1993. Torna-se membro da Econometric Society em 1975, presidente da American Finance Association em 1976, diretor na Bolsa de Chicago de 1983-85 e na Chicago Mercantile Exchange desde 1990 até sua morte no ano 2000.
Ao longo da sua carreira escreveu e foi co-autor de diversas obras de grande sucesso, mas o seu grande contributo para a ciência económica foram os trabalhos de investigação sobre a estrutura ótima de capital das empresas, que levou a cabo em colaboração com Franco Modigliani, que levou a repensar as políticas de dividendos, a estrutura financeira e da relação entre o custo de investimento de capital das empresas e o custo de financiamento. O reconhecimento internacional de Miller Merton veio em 1990, ano em que é agraciado com o Prémio Nobel da Economia juntamente com Harry Markowitz e William Sharpe, pelas contribuições para a economia financeira.
Algumas obras de Miller Merton
- “Built-In Flexibility” con R. A. Musgrave, 1948, AER
- “An Income Effect of Changing Interest Rates”, con M. I. White, 1951, Public Finance
- “A Model of Optimal Programming of Railway Freight Train Movements”, con A. Charnes, 1956, Management Science
- “Mathematical Programming and the Evaluation of Freight Shipment Systems” con A. Charnes, 1957, Naval Research Logistics Quart.
- “The Cost of Capital, Corporation Finance and the Theory of Investment”, 1958, con F. Modigliani, AER
- “An Application of Linear Programming to Financial Budgeting and the Costing of Funds” con A. Charnes and W. W. Cooper, 1959, Journal of Business
- “The Carnegie Tech Management Game”, con K. Cohen, et al., 1960, Journal of Business
- “Dividend Policy, Growth and the Valuation of Shares” con F. Modigliani, 1961, Journal of Business
- “Corporate Income Taxes and the Cost of Capital: A correction”, con F. Modigliani, 1963, AER.
- “The Corporation Income Tax and Corporate Financial Policies” 1963, in Stabilization Policies.
- “Horizon Rules for a Class of Stochastic Planning Problems” con A. Charnes and J. Dreze, 1966, Econometrica
- “Some Estimates of the Cost of Capital in the Electric Utility Industry”, con F. Modigliani, 1966, Journal of Business
- “A Model of the Demand for Money by Firms”, con D. Orr, 1966, QJE
- “A Model of the Demand for Money by Firms: Extensions of Analytical Results”, con D. Orr, 1968, Journal of Finance
- The Theory of Finance, with E.F. Fama, 1972
- Macroeconomics: A Neoclassical Introduction, con C. Upton, 1974
- “Leasing, Buying and the Cost of Capital Services” con C. Upton, 1976, Journal of Finance
- “Debt and Taxes”, 1977, Journal of Finance
- “An Approach to the Regulation of Bank Holding Companies”, con F. Black and R. A. Posner,1978, Journal of Business
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.