Lei de Wagner

Conceito de Lei de Wagner: A Lei de Wagner, da autoria de A. Wagner, economista alemão que viveu entre 1835 e 1917, e por este designada como…

Apresentação da Lei de Wagner

A Lei de Wagner, da autoria de A. Wagner, economista alemão que viveu entre 1835 e 1917, e por este designada como “lei da extensão crescente da actividade pública ou do Estado”, defende que a proporção relativa da actividade pública na economia aumenta com o grau de industrialização. Segundo Wagner, esta relação, que pode ser medida pelo peso das despesas públicas no rendimento nacional, a crescente complexidade da vida económica e dos problemas associados à organização social obrigam a uma cada vez maior intervenção do Estado, seja ao nível da regulação e regulamentação, seja ao nível da administração, educação, ação social, seja mesmo através da criação de empresas públicas. Tal verifica-se porque numa situação ‘normal’ o surgimento de um Estado Social é a consequência da evolução do capitalismo livre e de mercado pois a população tem tendência a exigir cada vez mais e melhores serviços sociais.

5887 Visualizações 1 Total
5887 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.