Apresentação da Lei de Engel
A Lei de Engel é um princípio enunciado pelo economista alemão Engel e baseado na constatação de que existe uma relação entre os rendimentos das famílias e a respectiva estrutura do consumo. De acordo com esta lei, quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e menor será a proporção dos rendimentos gasta em saúde, cultura, lazer, habitação, entre outros.
Este fenómeno tem uma explicação muito simples: logo que estejam satisfeitas as necessidades básicas como a comida, a necessidade deste tipo de bens reduz-se drasticamente pelo que, a partir desta fase, os aumentos de rendimento não originarão aumentos proporcionais no consumo de bens de primeira necessidade e, pelo contrário, tenderá a aumentar a proporção de rendimento gasto com cultura ou lazer, por exemplo.
Em termos técnicos, diz-se que a elasticidade da procura de bens de primeira necessidade tende para zero à medida que aumenta o rendimento: quanto maior o rendimento, menor é o acréscimo de consumo deste tipo de bens.