John Forbes Nash foi um economista norte-americano que nasceu em 1928 na Virginia e faleceu em 2015. Foi agraciado com o Prémio Nobel da Economia em 1994 pelas suas contribuições para a teoria dos jogos, juntamente com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Em criança era introvertido e gostava muito de livros. Mostrou cedo que tinha uma grande capacidade intelectual, mas, pelo contrário, tinha dificuldade para se relacionar com outras pessoas, algo que é uma constante ao longo de sua vida.
Em 1945, ele começou a estudar engenharia química no Carnegie Mellon University, mas rapidamente se destacou em matemática e acabou se especializando em si. Em 1948 começou o seu doutoramento em matemática em Princeton. Doutorou-se em 1950 com 21 anos e a sua tese, com menos de trinta páginas exibiram suas primeiras teorias de jogos estratégicos não-cooperativos.
Durante os seus estudos de doutoramento, ele mostrou interesse em várias áreas de estudo, como a topologia, a álgebra geométrica ou teoria dos jogos. Em 1949 e como parte de sua pesquisa publicada na revista Annals of Mathematics um artigo intitulado “jogos não-cooperativos”, no qual foram compiladas as principais ideias de sua tese, que apresentou no ano seguinte, em Princeton. Nesse artigo foram exibidas as noções básicas sobre estratégias e possibilidades de prever o comportamento que ocorre em jogos não-cooperativos com informações incompletas.
Em 1951 dissecou sobre o mesmo assunto com a negociação de problemas, através dos jogos de cooperação entre duas pessoas. Aqui também ele levantou a redução de todos os jogos cooperativos ao quadro “não cooperativo”.
De 1951 a 1958, Nash esteve no Departamento de Matemática do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mas passou o ano 1956-1957 no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.
Alguns anos mais tarde, ele foi diagnosticado com esquizofrenia paranóica que o manteve afastado de duas décadas de vida académica, mas na década de 70 voltou para a briga com novas contribuições de sua grande capacidade intelectual.
Em 1994 ele recebeu o Prémio Nobel de Economia por suas contribuições para a teoria dos jogos, juntamente com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Sua obra principal foi a sua tese de doutoramento, que estabeleceu as bases da teoria dos jogos. O nome exato é Pontos de Equilíbrio em N-Person Games e foi publicado em 1950. O mérito deste trabalho é ainda maior por se encaixar numa disciplina que tinha muito pouco tempo de vida, tendo-se iniciado com a publicação em 1944 por Neumann e Morgenstern da Teoria dos Jogos e Comportamento Económico. Apenas seis anos depois de John Nash deu um grande impulso a esta teoria.
Durante a década dos anos cinquenta questões de importância resolvidos como a demonstração da interoperabilidade isométrica de variedades de Riemann em espaços euclidianos, e as equações diferenciais parciais bidimensionais, trabalho realizado de forma independente e simultaneamente para Ennio di Giorgi. Todo este trabalho foi abruptamente interrompido em 1959, quando ele renunciou ao cargo voluntariamente sofrendo de esquizofrenia.
Depois de uma longa série de internações em instituições psiquiátricas, recuperado de sua doença no início dos anos noventa, o que lhe permitiu voltar à atividade científica. Desde então, ele desenvolveu alguns artigos sobre equações diferenciais e sua resolução analítica utilizando métodos numéricos, que tiveram algum impacto na comunidade científica internacional. Em reconhecimento de sua pesquisa sobre a teoria dos jogos, ele foi agraciado com o Prémio Nobel de Economia em 1994 com John Harsanyi e Reinhard Selten.
As teorias de Nash são aplicados hoje em muitas áreas, desde as negociações comerciais para a biologia evolutiva. Podemos assegurar que a teoria dos jogos foi desenvolvido por ele, e, portanto, todos os economistas que estudam são fortemente influenciados por seu trabalho. Sua contribuição cedo para esta disciplina tem marcado o pensamento de muitos economistas.
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.