John Harsanyi

John Harsanyi foi um economista estadounidense, profesor na Universidade da California em Berkeley. Foi agraciado com o Prémio Nobel da Economia em 1994, que compartilhou com John F. Nash e Reinhart Selten pelas suas análises pioneiras na teoria dos jogos não cooperativos.

John Harsanyi (1920-2000)

John Harsanyi foi um economista estadounidense, profesor na Universidade da California em Berkeley. Foi agraciado com o Prémio Nobel da Economia em 1994, que compartilhou com John F. Nash e Reinhart Selten pelas suas análises pioneiras na teoria dos jogos não cooperativos. Nasceu em Budapeste, Hungria em 1920.

Percurso de vida

Em 1946 eu matriculou-se na Universidade de Budapeste, a fim de obter um Ph.D em filosofia com um menor em sociologia e em psicologia. Em junho de 1947, depois de apenas mais um ano de curso de trabalho e depois de escrever uma dissertação em filosofia.

De setembro de 1947 a junho de 1948, foi membro do corpo docente do Instituto Universitário de Sociologia, onde conheceu a esposa, Anne Klauber. Em junho de 1948, renunciou ao Instituto porque a situação política não lhes permitia empregar um anti-marxista franco como ele.

Em 1950 saiu da Hungria, esperou na Áustria pelas licenças de residência australiana por vários meses, para poderem viver em Sydney.

Como os seus diplomas universitários húngaros não foram reconhecidos na Austrália, durante os primeiros anos lá, teve que fazer o trabalho de fábrica. Mas à noite fiz o curso de economia na Universidade de Sydney.  Fui dado algum crédito pelos seus cursos universitários húngaros, de modo que eu tive que fazer apenas dois anos de trabalho de curso adicional e tive que escrever uma tese de mestrado em economia, a fim de obter um diploma em economia, que, efetivamente, recebeu no final de 1953.

No início de 1954, foi nomeado Professor de Economia na Universidade de Queensland, em Brisbane. Então, em 1956, eu foi concedido uma bolsa de estudos de Rockefeller, permitindo que passasse dois anos na universidade de Stanford, onde eu comecei um Ph.D. em economia, trabalhando de perto com Arrow como conselheiro e como supervisor de dissertação.

Principais obras e publicações

No início da década de 1950, publicou artigos sobre o uso das funções de utilidade na economia do bem-estar e na ética e na economia do bem-estar dos gostos variáveis. O sentido mais restrito foi despertado pela primeira vez por quatro brilhantes artigos de John Nash, publicados no período de 1950-53, sobre jogos cooperativos e não cooperativos, jogos de barganha de duas pessoas e estratégias de ameaças mutuamente ótimas em tais jogos e no que hoje chamamos de Nash Em 1956 eu mostrei a equivalência matemática dos modelos de barganha de Zeuthen e de Nash e estabeleci os critérios algébricos para estratégias ótimas de ameaça.

Em 1963, estendi o valor de Shapely a jogos sem utilidade transferível e mostrei que meu novo conceito de solução era uma generalização tanto do Shapley e da solução de negociação de Nash com ameaças variáveis. Em um artigo em três partes publicado em 1967 e 1968, eu mostrei como converter um jogo com conteúdo incompleto Em 1973 mostrei que “quase todos os equilíbrios de Nash de estratégia mista podem ser reinterpretados como equilíbrios estritos de estratégia pura de um jogo escolhido de forma apropriada com payoffs aleatoriamente flutuantes.

Publicou quatro livros. Um deles, Rational Behavior and Bargaining Equilibrium em Jogos e Situações Sociais (1977), foi uma tentativa de unificar a teoria dos jogos, estendendo o uso de modelos de negociação de jogos cooperativos também para jogos não cooperativos.

Dois livros, Ensaios sobre Ética, Comportamento Social e Explicação Científica (1976) e Artigos sobre Teoria dos Jogos (1982), foram coleções de alguns de meus artigos de periódicos.

Finalmente, Uma Teoria Geral de Seleção de Equilíbrio em Jogos (1988) foi um trabalho conjunto com Reinhard Selten.

Em 1993 e 1994, escreveu dois artigos propondo uma nova teoria da seleção de equilíbrio para jogos com informações completas e para jogos com informações incompletas.

563 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

563 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.