Jan Tinbergen

Jan Tinbergen (1903-1994), nasceu em Haia. Economista holandês, recebeu o Prémio Nobel de Economia em 1969, pelo economista norueguês Ragnar Frisch por seu trabalho no desenvolvimento de modelos dinâmicos e melhorar a análise dos processos económicos.

Jan Tinbergen (1903-1994), nasceu em Haia. Economista holandês, recebeu o Prémio Nobel de Economia em 1969, juntamente com o economista norueguês Ragnar Frisch pelo seu trabalho no desenvolvimento de modelos dinâmicos e melhoramentos na análise dos processos económicos.

Tinbergen completou os seus estudos de graduação na Universidade de Leiden, onde obteve o grau de doutor em física, mas seu interesse virou-se imediatamente em direção estatísticas e economia. Na década de 1930, ele se aprofundou na análise dos ciclos de negócios e aplicação de modelos matemáticos para a macroeconomia, que o levaram, junto com o trabalho de outros economistas, para estabelecer as bases da econometria.

Em 1933 ele foi lecionar para a Escola de Economia da Holanda, em Roterdão, onde lecionou várias disciplinas. Além disso, ele combinou a tarefa de ensino com a sua posição como estatístico dos ciclos económicos, uma posição que ele manteve de 1929 até o fim da primeira guerra mundial. Neste período, ele também publicou seus primeiros estudos em modelos econométricos e sobre as causas do desenvolvimento da América.

No final da guerra, integrou o Gabinete de Planeamento Central dos Países Baixos, uma organização da qual ele dirigiu a reconstrução do país depois da guerra. Em sua nova função, ele enfrentou muitos problemas relacionados com o desenvolvimento dos países e planeamento económico. Em 1955 ele deixou o cargo e, um ano mais tarde aceitou um professor em tempo integral na Escola de Economia Holanda. De qualquer maneira, o seu ensinamento não o impediu de trabalhar como consultor para vários governos dos países em desenvolvimento, e como consultor para a Comissão para o Desenvolvimento do Planeamento das Nações Unidas presidida desde 1960. Em 1973, ele retornou para a Universidade de Leiden, onde lecionou até sua aposentadoria em 1975.

Tinbergen tinha uma visão prática da economia, o que o levou a trabalhar em muitos relacionados com o planeamento, primeiros organismos, e desenvolvimento económico, então; no caso de a Liga das Nações (1936 e 1938); Comitê de Planejamento e Desenvolvimento das Nações Unidas; o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); ou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Ele também atuou como assessor económico para alguns governos, como a Turquia, Venezuela e Indonésia, entre outros.

As suas áreas de investigação gravitaram em torno de duas questões básicas: em primeiro lugar, planeamento e desenvolvimento de modelos macroeconómicos, e em segundo lugar, o estudo do desenvolvimento económico dos países. No planeamento começou a investigar em 1930, quando ele se especializou em modelos de ciclo de negócios. Mais tarde, concentrou-se em modelos macroeconómicos de previsão, um campo no qual ele desenvolveu uma fórmula capaz de trabalhar com várias equações, que foi utilizado para analisar a dinâmica da economia dos Países Baixos.

Por sua estatura como um economista, Jan Tinbergen era um membro de fóruns importantes e organizações, como a Sociedade Econométrica (da qual foi presidente) e a Academia Real Holandesa de Ciências. De todos os prémios que recebeu ao longo de sua vida, destaca-se o Prémio Nobel da Economia em 1969, que dividiu com o economista Frisch.

Principais Obras

  • “The Notion of Horizon and Expectancy in Dynamics Economics”, 1933,Econometrica
  • “Annual Survey: Suggestions on Quantitative Business Cycle Theory”, 1935,Econometrica
  • Grondproblemen der Theoretische Statistik, 1936.
  • An Econometric Approach to Business Cycle Problems, 1937.
  • “Statistical Evidence on the Acceleration Principle”, 1938, Economica
  • Statistical Testing of Business Cycle Theories, 2 volumes, 1939.
  • “Econometric Business Cycle Research”, 1940, RES
  • “Critical Remarks on Some Business Cycle Theories”, 1942, Economerica
  • “An Acceleration Principle for Commodity, Stockholding and a Short Cycle Resulting from it”, 1942, in Lange et al., editors, Studies in Mathematical Economics and Econometrics
  • “Ligevaegtstyper og Kunjukturbevaegelse”, 1944, Nordik Tidskrift for Teknisk Okonomi
  • “Some Problems in the Explanation of Interest Rates”, 1947, QJE
  • Econometrics, 1951.
  • Business Cycles in the United Kingdom, 1870-1914, 1951.
  • On the Theory of Economic Policy, 1952
  • Economic Policy: Theory and design, 1956.
786 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

786 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.