James Meade

James Meade foi um economista britânico, nascido em 1907, agraciado com o prémio nobel da economia em 1977 pelas suas contribuições para demonstrar os efeitos da política económica na teoria do comércio internacional.

James Meade (1907 – 1995)

James Meade foi um economista britânico, nascido em 1907, agraciado com o prémio nobel da economia em 1977, juntamente com Bertil Ohlin, pelas suas contribuições para demonstrar os efeitos da política económica na teoria do comércio internacional.

Percurso de vida

Em 1930, foi eleito para uma bolsa no Hertford College, Oxford, com liberdade no primeiro ano para continuar o meu estudo de economia como estudante de pós-graduação. Como resultado de ter vivido como uma criança ao lado de sua grande tia, eu já conhecia Dennis Robertson, que me convidou para ir para o Trinity College, Cambridge.

Em Cambridge, fiz amizade com Richard Kahn e tornou-se membro do círculo de amigos de Piero Sraffa e Austin Robinson, que discutiu o a Teoria Geral do Emprego de de Keynes. Keynes apareceu nos fins de semana quando Richard Kahn relatou a ele suas discussões da semana e quando o conheceu no Political Economy Club nos quartos de Keynes no King’s College. Assim, abandonou a fórmula MV = PT para I = S.

Passar esse ano em particular lendo ensaios para Dennis Robertson como seu supervisor, e, simultaneamente, desfrutar de pertencer ao grupo de Keynes era de fato um tratamento intelectual.

De 1931 a 1937, foi bolsista e Professor de Economia na Hertford College de Oxford. O ensino da economia como um assunto regular para o exame era relativamente novo em Oxford e nós éramos um grupo novo de entusiastas. O seu trabalho era ensinar todo o corpus da teoria económica, mas havia dois assuntos nos quais eu estava especialmente interessado, a saber, a economia do desemprego em massa e a economia internacional. Na década de 1930, estava consciente de dois grandes males: o desemprego em massa e a ameaça de guerra. Em Oxford havia um ramo forte da Liga das Nações União com Gilbert Murray como seu presidente e Margaret Wilson como seu secretário. Em 1933 Margaret e eu nos casamos.

Após o estallido da guerra, em 1940, deixou Genebra. Depois chegou à Inglaterra onde se tornou membro da Seção Económica do Secretariado do Gabinete de Guerra. Permaneceu como membro da seção até 1947, transformando-se diretor em 1946. Sob a liderança inspirando do tempo de guerra de Lionel Robbins, e em colaboração próxima com Keynes no Tesouraria, a seção transformou-se um corpo influential, tendo a tarefa diária de Dando conselhos a qualquer momento sobre qualquer problema económico, desde racionamento de pontos para géneros alimentícios até políticas de preços de indústrias nacionalizadas.

Em 1947, tornou-se Professor de Comércio na London School of Economics, onde Lionel Robbins era nosso líder no Departamento de Economia com sua grande e rica equipe de colegas econômicos. Destes, mencionarei apenas o Professor A.W.H. Phillips a quem devo uma imensa dívida intelectual de gratidão pela educação no tratamento de sistemas dinâmicos. Lá embarcou em um projeto ambicioso. Meu interesse pela economia sempre esteve em todo o corpus da teoria económica, nas inter-relações entre os vários campos da teoria e sua relevância para a formulação da política económica. Em Oxford antes da guerra, eu tinha, com esse interesse em mente, escrito um pequeno livro intitulado, An Introduction to Economic Analysis and Policy.

Fui nomeado na LSE para ensinar economia internacional, comecei a The Theory of International Economic Policy. Ele cresceu em meus dois livros, A Balança de Pagamentos e Comércio e Bem-Estar, com seus dois apêndices matemáticos. O primeiro examinou as relações internacionais entre várias economias nacionais construídas sobre o modelo keynesiano; Este último aplicou a teoria do bem-estar económico às transações internacionais. Esses livros ocuparam praticamente todo o seu trabalho de dez anos na LSE; Mas mesmo assim eles não cobriram todo o problema internacional, havendo pouca ou nenhuma referência neles aos aspectos internacionais do crescimento económico ou do desequilíbrio dinâmico.

Em 1957 foi para Londres para a cadeira de Economia Política em Cambridge, que eu ocupei até 1967, quando me demitiu para se tornar um Senior Pesquisador do Christ’s College, Cambridge. Renunciou àquela Associação na idade de reforma em 1974.

501 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

501 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.