Gunner Myrdal

Karl Gunner Myrdal (1898 – 1987) foi economista e político sueco. Dividiu o Prémio Nobel de Economia em 1974 com o economista austríaco Friedrich August von Hayek.

Karl Gunner Myrdal (1898 – 1987) foi economista e político sueco. Dividiu o Prémio Nobel de Economia em 1974 com o economista austríaco Friedrich August von Hayek.

Myrdal formou-se em Direito na Universidade de Estocolmo em 1923, em que dez anos mais tarde, ele ocupou a cadeira de Economia Política e Finanças Públicas, após ter obtido seu doutoramento em 1927 em economia pela Universidade de Estocolmo. Sua tese de doutoramento tratou do impacto das expectativas em matéria de preços. Esta análise influenciou significativamente a Escola Económica de Stockholm.

Entre 1925 e 1929, estudou no Reino Unido e na Alemanha entre 1929 e 1930 e foi ainda professor no Instituto de Estudos Internacionais em Genebra, Suíça Professor. Mais tarde, em 1933, ele assumiu o lugar de seu mestre Gustav Cassel como professor de economia na Universidade de Estocolmo.

Ele desenvolveu um interesse nos novos modelos económicos baseados na matemática, que foram crescendo na década de 1920 e foi um dos fundadores da Sociedade Econométrica, que publica a revista técnica de prestígio, Econometrica, com sede em Londres. Posteriormente, ele teve problemas com seus pares para a sua crítica de que os modelos económicos não levam em conta a distribuição da riqueza em sua busca para tratar o crescimento económico.

Myrdal foi um dos defensores das teorias de John Maynard Keynes, o uso de ajustes para os orçamentos nacionais para ajustar a velocidade das economias, embora o professor Myrdal disse serem suas ideias, como se explica no seu livro, Economia Monetária, publicado em 1932, dois anos antes que ele deixou o famoso trabalho do economista de Cambridge.

Como um político, ele ocupou vários cargos: foi senador de 1934 a 1942, presidente do comitê do governo para a Programação Económica nos Estados Unidos e chefe do Ministério do Comércio e Indústria de 1945 a 1947. Entre 1947 e 1957, foi secretário da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, cargo que deixou para analisar as economias dos países asiáticos, ocupação que estava ligada a 1961. Após o seu regresso à Suécia, ele foi nomeado professor de Economia Internacional na Universidade de Estocolmo.

Durante 1973-1974, trabalhou no Centro para o Estudo das Instituições Democráticas na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, e durante 1974-1975, como professor visitante na Universidade de Nova York.

Desde o início de sua carreira, o professor Myrdal trabalhou na combinação de estudos económicos e de impacto social e sociológico que se estendem sua análise económica com os aspectos aspectos de saúde políticas, institucionais, demográficos, educacionais e públicas. Analisando os modelos económicos, incluindo impactos e análise dinâmica das diferentes influências de todos estes elementos em seu impacto e processos acumulativos experimentadas pelas economias. Além disso, esta abordagem também se estendeu para os países menos desenvolvidos, incluindo o seu trabalho sobre as classes mais pobres nas economias mais desenvolvidas.

Em 1974, Myrdal ganhou o Prémio Nobel de Economia, em conjunto com o economista austríaco Hayek, por seu trabalho pioneiro no estudo da teoria do dinheiro e flutuações económicas e sua análise em profundidade da interdependência fenómenos económicos, sociais e institucionais.

Foi Presidente do Instituto Stockholm International Peace Research (SIPRI) e do Instituto Latino-Americano, em Estocolmo. Ele tem sido um membro da Academia britânica, a Academia Americana de Artes e Ciências, a Vetenskapsakademien (da Real Academia Sueca de Ciências), da Sociedade Econométrica e da Associação Americana de Economia.

Myrdal faleceu em Estocolmo, em maio de 1987.

  • The Political Element in the Development of Economic Theory, 1930
  • Monetary Economics, 1932
  • The Cost of Living in Sweden, 1830-1930, 1933
  • Crisis in the Population Question, 1934
  • Monetary Equilibrium, 1939
  • Population, a Problem for Democracy, 1940
  • An American Dilemma: The Negro Problem and Modern Democracy, 1942.
  • An International Economy, Problems and Prospects, 1956
  • Rich Lands and Poor, 1957
  • Beyond the Welfare State: Economic Planning and Its International Implications, 1960
  • Challenge to Affluence, 1963
  • Asian Drama: An Inquiry into the Poverty of Nations, 1968
  • The Challenge of World Poverty: A World Anti-Poverty Program in Outline, 1970
  • Against the Stream: Critical Essays on Economics, 1972
  • Increasing Interdependence between States but Failure of International Cooperation, 1977
637 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

637 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.