Gerard Debreu (Economista)

Quem foi Gerard Debreu: Gerard Debreu foi um economista francês, conhecido pelo seu trabalho em torno da teoria do equilíbrio geral, sendo…

Quem foi Gerard Debreu?

Gerard Debreu (Calais, 4 de julho de 1921 – Paris, 31 de dezembro de 2004) foi um economista francês, conhecido pelo seu trabalho em torno da teoria do equilíbrio geral, sendo considerado como um Gerard Debreudos economistas quantitativos mais importantes de seu tempo. Recebeu o Prémio Nobel da Economia em 1983 pelo estabelecimento de novos métodos de análise da teoria económica e sua reformulação da teoria do equilíbrio geral.

Percurso de vida de Gerard Debreu

Nascido no seio de uma família rica na região de Pas de Calais, Gerard Debreu obteve o grau de bacharel numa das escolas de ensino médio da cidade. Após o início da Segunda Guerra Mundial, foi estudar matemática do ensino médio em Ambert e, depois da ocupação alemã, em Grenoble. Em 1941 ingressa na Ecole Normale Superieure de Paris, mas é obrigado a interromper para ingressar no exército de ocupação francês. Terminada a guerra, volta à Ecole Normale Superieure de Paris, obtendo a agregação em matemática em 1945.

Volta-se depois para a área da economia e é admitido como pesquisador associado no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Em 1948, é convidado pela Fundação Rockefeller para visitas a universidades os EUA e Noruega, e em 1950, deixa França para emigrar para os Estados Unidos e aceitar o lugar de leitor que o grupo de investigação conhecido como Comissão Cowles lhe tinha oferecido. Nesta instituição, recebe grande apoio para as suas pesquisas e começa a trabalhar com Kenneth Arrow no desenvolvimento de um modelo matemático de uma economia de mercado. Estes estudos foram depois utilizados para o seu doutoramento que apresentou na Universidade de Paris em 1956.

Em 1959, publicou «The Theory of Value», uma análise axiomática do equilíbrio económico, que é na verdade uma reformulação em termos muito rigorosos da teoria do equilíbrio geral que Leon Walras havia iniciado em 1874. O ano seguinte passa-o no Centro de Estudos Avançados nas Ciências do Comportamento em Stanford, onde se dedica à procura de um teorema sobre a existência de um equilíbrio económico.

Em 1962, muda-se para a Universidade da Califórnia (Berkeley), onde leciona primeiro Economia e depois Matemática. A sua vida académica permitiu-lhe conciliar o ensino a investigação noutras universidades, entre as quais as Universidades de Leuven, Bona, Cambridge ou Paris. Durante a sua estadia em Berkeley, ele trabalha em várias pesquisas e na análise de problemas topológicos de representação em relações de preferência, incluindo o estudo  das funções de utilidade ou o equilíbrio competitivo e publica inúmeras obras de referência nas áreas da econometria e o equilíbrio económico.

Em 1983 o seu trabalho é reconhecido internacionalmente com a atribuição do Prémio Nobel da Economia, pelo estabelecimento de novos métodos de análise da teoria económica e sua reformulação da teoria do equilíbrio geral. Em 1990, torna-se presidente da American Economic Association.

675 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

675 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.