Gary Becker

Gary Becker foi prémio nobel da economia em 1992 por alargar o domínio da teoria económica a aspetos do comportamento humano como o crime e a decisão de casar e ter filhos.

Gary Becker, economista, recebeu o prémio nobel da economia em 1992 por alargar o domínio da teoria económica a aspetos do comportamento humano que antes tinham sido abordados por outras ciências sociais como a sociologia, demografia e criminologia.

Licenciado em Matemática, com distinção, na universidade de Princeton, rumou depois à Universidade de Chicago  para estudar Economia onde, entre outros, foi contemporâneo de Milton Friedman. Costumava dizer que era convencional nas coisas banais, como a roupa que vestia, mas que no que tocava às ideias “punha a cabeça de fora”. A sua abordagem heterodoxa à Economia começou logo nos anos 50, no seu doutoramento, ao defender uma tese sobre economia da discriminação. Esse trabalho, publicado em livro pouco tempo depois, é ainda hoje uma das suas obras mais famosas. Entre outras coisas, ele questionou com sucesso a visão marxista de que a discriminação ajuda a pessoa que discrimina. Becker salientou que, se um empregador se recusa a contratar um trabalhador produtivo, simplesmente por causa da cor da sua pele, ele perde uma oportunidade valiosa. Resumindo, a discriminação custa caro para quem discrimina.

Becker mostrou que a discriminação seria menos presente nas indústrias mais competitivas porque as empresas que discriminam perderão sua fatia do mercado para aquelas que não discriminam. Ele também apresentou provas de que a discriminação é mais difundida nas indústrias reguladas e, portanto, menos competitivas.

Becker foi professor na Columbia University de 1957 até 1969. Exceto por esse período, ele passou sua carreira inteira na University de Chicago, onde ele tinha compromissos tanto no departamento de economia quanto no de sociologia. Becker ganhou o Prêmio John Bates Clark da American Economic Association, em 1967, e foi seu presidente em 1987.

Ao longo dos anos estendeu as malhas dos instrumentos da Microeconomia a áreas aparentemente desligadas destas questões como o crime, a fertilidade, a relação das pessoas com o tempo, doações de órgãos ou mercado negro de drogas ou outros produtos. A abordagem tinha uma raiz comum e apelava à racionalidade como força motriz da decisão dos agentes económicos.

No início dos anos 1960, Becker passou a atuar na incipiente área do capital humano. Sendo um dos fundadores do conceito, ele salientou o que hoje, novamente, parece ser ponto pacífico, mas que era novo na época: a educação é um investimento!

Uma das ideias de Becker é que o tempo é o maior custo de se investir em educação. Possivelmente, essa ideia o conduziu para a sua próxima grande área, o estudo da alocação do tempo dentro de uma família. Aplicando o conceito dos economistas do custo de oportunidade, Becker mostrou que, como os salários de mercado subiram, o custo de ficar em casa subiria para as mulheres casadas. Elas iriam querer trabalhar fora de casa e economizar nas tarefas domésticas comprando mais utensílios e comidas prontas.

No final dos anos 1960, ele escreveu um artigo pioneiro que tratava da hipótese de que a decisão de cometer um crime é o resultado da análise dos custos e benefícios de praticá-lo. Desta suposição, ele concluiu que a melhor maneira para reduzir o crime é aumentar a probabilidade de ser punido ou tornar a punição mais severa. Suas ideias sobre o crime, assim como suas ideias sobre a discriminação e o capital humano, ajudaram a gerar um novo ramo da economia.

Nos anos 1970, Becker estendeu suas ideias sobre a alocação do tempo dentro de uma família usando a maneira que a economia utiliza para explicar as decisões de se ter um filho e de educá-los, de casar e se divorciar.

970 Visualizações 1 Total

References:

Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.

970 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.