A elasticidade preço da oferta mede a percentagem de variação na quantidade oferecida de um bem ou serviço decorrente de uma determinada variação percentual do preço desse bem ou serviço.
Conceptualmente, a elasticidade preço da oferta é semelhante à elasticidade preço da procura: Considerando o mercado observado pelo lado do consumidor, a elasticidade preço da procura é utilizada para calcular a variação da quantidade procurada de um bem ou serviço em função de determinadas oscilações do preço de mercado desse bem ou serviço; Considerando o mercado na perspetiva do vendedor, a medida análoga é a elasticidade preço da oferta, que se pode definir como a variação da percentagem da quantidade fornecida/oferecida de um bem ou serviço que ocorre em função de uma variação percentual específica do preço de mercado desse bem ou serviço.
Considere-se, por exemplo, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos na região de Alvito de Cima. Este serviço é realizado pela empresa RRSU, Lda.. Se um acréscimo de 10% no preço de mercado do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos na região de Alvito de Cima conduzisse a um aumento de 20% na quantidade fornecida desse serviço pela RRSU, Lda., a elasticidade preço da oferta do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, na região de Alvito de Cima, seria igual a 2.0.
A equação matemática utilizada para o cálculo da elasticidade preço da oferta é igual à expressão utilizada para medir a elasticidade preço da procura:
Figura – Equação da elasticidade preço da oferta
Em que: “P” e “Q” correspondem ao preço e à quantidade do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos na região de Alvito de Cima, num determinado momento; “ΔP” corresponde a uma variação específica do preço do serviço, face ao preço inicial desse serviço; e “ΔQ” corresponde à consequente alteração na quantidade oferecida do mesmo serviço.