Conceito de Economia Regional
A Economia Regional é um ramo da Economia que estuda as relações que se estabelecem entre os agentes económicos atendendo ao espaço em que se encontram e como esse espaço afeta a forma como se relacionam.
A Economia Regional surge da necessidade de colmatar uma lacuna no modelo neoclássico do equilíbrio geral dos mercados, o qual não exige o elemento espaço para ter capacidade explicativa. Contudo, as desigualdades regionais em termos de riqueza e de rendimento per capita, a polarização dos processos de urbanização e de industrialização, o peso dos custos de transporte, entre outros diversos fatores, foram razões pertinentes das críticas efetuadas aos postulados da abordagem neoclássica. Aliás, o crescimento urbano alimentado pela revolução agrícola e depois pela revolução industrial gerou economias de aglomeração, sendo que nos centros principais elas eram bem mais evidentes e mais que proporcionais, acentuando as desigualdades económicas relativamente aos demais territórios.
Ao longo do tempo os adeptos da Economia Regional têm vindo a adotar três modalidades distintas de análise das consequências económicas da dimensão espacial, nomeadamente:
- Abordagem linear: Esta abordagem debruça-se sobre os sistemas de transporte, a localização das atividades económicas e os recursos produtivos existentes (mão-de-obra, matérias-primas,…). Assim, e de acordo com esta abordagem, o espaço é um elemento de atrito entre dois pontos no fluxo de bens e fatores produtivos, sendo que o grande objetivo é o de minimizar esse atrito (sobretudo os custos de transporte) sendo este uma função linear da distância.
- Abordagem locativa: A abordagem locativa dedica-se ao estudo dos fatores que explicam a localização das atividades, buscando a maximização do lucro. As polaridades, os vazios e as insuficiências nos mercados, quer ao nível dos bens, quer dos fatores produtivos, resultam numa infinidade de localizações possíveis, sendo a respetiva escolha, o objeto de estudo desta abordagem.
- Macroeconomia regional: A macroeconomia regional é uma abordagem que estuda as variáveis macroeconómicas de uma região, como o crescimento, o emprego, ou os preços, comparando-as com as mesmas variáveis em outras regiões e no todo nacional.
Objeto e Objetivos da Economia Regional
O grande objetivo das políticas de Economia Regional é o de conseguir um desenvolvimento económico sustentável e equilibrado entre as diferentes regiões. Nesse sentido a ênfase é colocada nos seguintes aspetos e objetivos:
- Quais as indústrias a implantar prioritariamente em cada região de modo a proporcionar o crescimento económico regional e a rentabilidade do investimento.
- Que políticas assumir com contribuam para aumentar o rendimento per capita e os níveis de emprego regionais de forma sustentada e equilibrada.
- Com diversificar as atividades económicas em cada região e como integrar essas atividades e empresas, quer no interior da região quer com as demais regiões próximas.
- Como efetuar o planeamento económico de todo nacional a partir da agregação dos planeamentos regionais, gerindo racionalmente os recursos disponíveis.
- Como distribuir racionalmente as pessoas, recursos produtivos e atividades pelo espaço nacional.
Economia regional e economia urbana
O conceito de economia regional está intimamente ligado com o conceito de economia urbana. Enquanto a Economia Urbana como a ênfase nos espaços urbanos, dedicando-se ao estudo das dinâmicas nesses espaços numa perspetiva económica, a Economia Regional coloca a ênfase nos espaços regionais e nas suas dinâmica económicas, incluindo o estudo e desenvolvimento de modelos de localização das famílias e das atividades económicas no espaço urbano. Assim, cabe à designada disciplina de ‘economia regional e urbana’ introduzir a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos, fornecendo conceitos, métodos e técnicas de análise e dando ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos.
Teorias e Modelos da Economia Regional
São várias as teorias e modelos que contribuem para a Economia Regional, entre os quais:
- Teoria da localização (Losch).
- Teoria do multiplicador da base económica.
- Modelo input-output.
- Programação matemática.
- Teoria do crescimento regional (Richardson).
- Teoria do Pólo de crescimento (Perroux).
- Contabilidade regional (Stone).
- Modelos gravitacionais.
- Análise espacial dos preços.
- Teoria da difusão espacial de inovações, tecnologia, bens e serviços, fatores de produção.