O que é uma Economia Dual
A expressão Economia Dual designa uma economia ou país em que coexistam dois setores económicos com distintos níveis de desenvolvimento produtivo e tecnológico e com diferentes padrões da procura. O conceito foi originalmente criado por Julius Herman Boeke para descrever a coexistência de setores económicos modernos e de setores económicos tradicionais nas economia coloniais no pós-Segunda Guerra Mundial.
As economias duais são muito comuns em países menos desenvolvidos, onde um conjunto de atividades está vocacionada para a satisfação das necessidades locais, e um outro para o mercado global (exportação). Em 1954, o economista britânico W. Arthur Lewis publicou um artigo em que analisava a questão da economia dual nos países colonizados e em que observava a coexistência de um sector agrícola tradicional, de muito baixa produtividade e praticamente estagnado, e de um setor industrial que tendia para um maior desenvolvimento e com capacidade competitiva nos mercados globais.
Atualmente, as economias duais podem existir até mesmo dentro do mesmo setor de atividade: por exemplo, uma plantação moderna de cana para produção de açúcar destinado aos mercados mais desenvolvidos e uma outra, utilizando sistemas tradicionais de cultivo, para produção de açúcar destinada ao mercado local.