O que significa Economia de Acumulação Permanente
A expressão Economia de Acumulação Permanente (na versão original em inglês, Permanent Arms Economy) designa uma economia capaz de se manter a acumular capital mesmo para além do limite estabelecido por uma quebra nos níveis de lucratividade. Tal acontece porque, a partir de certo nível de produção, o valor da produção começa a ser desviado para consumo improdutivo, nomeadamente para a aquisição de armamento.
A expressão foi formulada em 1967 por Michael Kidron, um marxista britânico, para descrever as economias de mercado ocidentais. Nesta altura as economias ocidentais passavam por um longo período de estabilidade e crescimento, enquanto as economias de planeamento central passavam por alguma estagnação, levantando dúvidas sobre as vantagens do modelo marxista. A análise de Kidron surge assim para explicar o boom e a estabilidade económica ocidental nas décadas de 1950 e de 1960, ao mesmo tempo que explicava que a situação era muito temporária e que muito em breve o sistema cairia num excesso de acumulação com consequente quebra das taxas de lucro, tal como Marx previra para as economias capitalistas.
Apesar de criada para descrever as economias de mercado, a expressão é aplicável também as muitas economias de planeamento central como eram as economias de modelo soviético.
References:
Kidron, M. (1968) Western Capitalism since the War, Londres: Weidenfeld & Nicolson.