Apresentação da Curva de Philips
A curva de Philips consiste num gráfico muito utilizado em Economia e que procura reflectir as conclusões dos estudos levados a cabo por A. W. Philips. Nestes estudos baseados na recolha de diversos dados sobre o desemprego e a inflação no Reino Unido, Philips demonstra que existe uma relação inversa entre a inflação e o desemprego. Actualmente, os economistas em geral defendem que esta relação negativa é verdadeira mas apenas no curto prazo. Defendem por outro lado que a relação é mais óbvia não entre a inflação e o desemprego em cada momento, mas antes entre a inflação e o desemprego que se espera para o futuro a curto prazo.
Fatores que explicam a relação entre inflação e desemprego
As razões para esta relação negativa prendem-se com o facto dos salários tenderem a aumentar quando o desemprego é reduzido e vice-versa. Tal acontece porque, numa situação de elevado desemprego, os trabalhadores passam a exercer uma maior pressão para que os seus salários sejam aumentados. Como os salários constituem um dos mais importantes componentes dos custos de produção, um aumento dos salários levará a um aumento dos preços. Desta forma, quanto mais elevada é a taxa de desemprego, menor será a taxa de inflação.
Representação gráfica da curva de Phillips
Apresenta-se de seguida a curva de Phillips num espaço bidimensional formado pela taxa de inflação e pela taxa de inflação:
References: