Black Friday (Sexta-feira Negra)

Conceito de Black Friday.

Apesar de hoje a expressão ser usada no meio do comércio, a sua origem remete para uma época negra nos Estados Unidos

 

Sabe-se hoje que o termo Black Friday tem sido usado para descrever a última sexta-feira do mês de novembro, dia em que o comércio abre as portas às baixas de preços, dando assim início às compras de época natalícia. Contudo, nem sempre foi assim.

Com origem nos Estados Unidos, foi no dia 24 de setembro de 1869 que esta expressão ficou conhecida, mas não pelos melhores motivos. Dois bolsistas de renome, Jay Gould e Jim Fisk, bem tentaram a sua sorte no mercado do ouro na bolsa de valores, aumentando o seu valor, mas sem sucesso. O resultado foi uma crise financeira e a consequente bancarrota do país, que atingiu desde investidores a agricultores.

Na década de 1950, devido ao jogo de futebol americano entre o exército e a marinha, a polícia de Filadélfia usava o mesmo termo para descrever o caos que se instalava na cidade, no sábado a seguir ao dia de Ação de Graças. Era garantido que a cidade não dormia.

Mas as histórias não ficam por aqui. O papel do comércio também está associado ao termo “Black Friday”, pois é precisamente nesta altura do ano que o setor analisa as contas e faz o balanço. Embora a palavra “black” tenha tido sempre uma conectividade negativa, no mercado financeiro não é assim que funciona, bem pelo contrário. Quando a linha é negra (“in the black“), significa que o saldo é positivo, quando é vermelha (“in the red“), é negativo.  Tendo isto em mente, foi apenas a partir do final dos anos 80 que os comerciantes na Filadélfia tentaram então dar a volta à questão e reinventaram o conceito, aproveitando o dia que sucede ao de Ação de Graças para proveito próprio. “Red to Black” foi o resultado e o início de uma nova era, na qual os vendedores conseguiam obter algum lucro e deixar o saldo negativo para trás. Por sua vez, os consumidores não saiam de todo prejudicados, com os descontos a mais de 50%.

O termo tem vindo a expandir-se por vários países que adotaram o mesmo método. Até hoje a sexta-feira vem a seguir ao dia de Ação de Graças, mesmo sendo uma festividade comemorada apenas nos Estados Unidos.  A “Black Friday” tem lugar a dia 24 de novembro, data em que os estabelecimentos abrem mais cedo e há filas intermináveis de consumidores que procuram aliar a poupança ao consumo. Apesar de estar associada maioritariamente ao comércio, já são muitos os outros setores que aproveitaram o conceito para lançar as suas ofertas nesta mesma altura.

Ainda para completar a festa, existe a “Cyber Monday (segunda-feira cibernética). Esta acontece na segunda-feira a seguir ao dia de Ação de Graças e é um dia dedicado às compras online.

Referências:

http://www.history.com/ 

864 Visualizações 1 Total
864 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.