História do Bitcoin
O Bitcoin foi apresentado em 2009 numa lista de discussão online chamada “The Cryptography Mailing” por um programador que optou por utilizar o pseudónimo de Satoshi Nakamoto. Nesta apresentação e pegando no conceito de criptomoeda apresentado por Wei Dai 11 anos antes, o Bitcoin apareceu como a primeira moeda descentralizada alguma vez criada. Sem nunca adiantar muito sobre si nem sair do anonimato, o criador do projecto abandona-o no final de 2010.
O que é o Bitcoin
O Bitcoin é tradicionalmente conhecido como uma criptomoeda, mas ele é muito mais do que isso. Para além de ter sido a primeira moeda completamente digital, recorre a uma rede de transações em que todos os utilizadores podem verificar cada uma das transações de Bitcoins, permitindo assim a criação de uma rede de pagamentos completamente descentralizada e direcionada para a Internet.
Como são gerados Bitcoins
Aproximadamente seis vezes por hora são descobertos novos blocos da moeda digital que posteriormente são distribuídos, não se forma igual mas sim aleatória por entre todos os utilizadores de softwares de mineração que contribuíram para que aquele bloco fosse encontrado. A esta prática dá-se o nome de mineração.
Cada novo bloco encontrado não tem o mesmo número de Bitcoins, sendo que atualmente o número máximo é de 50 destas moedas por bloco. O número de moedas em cada novo bloco vai reduzindo ao longo do tempo de modo a que o número máximo de Bitcoins gerados não atinja o limite definido de 21 milhões.
Como é calculado o preço do Bitcoin
De uma forma geral, o preço de cada Bitcoin obedece à lei da Procura e da Oferta, ou seja, quando a procura supera a oferta o seu preço aumenta, e quando a oferta ultrapassa a procura o preço diminui. Sendo que a cada momento é possível saber o número exato de moedas que estão em circulação, não é possível que a oferta ultrapasse este número.