Barreiras ao Comércio

Conceito de Barreiras ao Comércio

A expressão Barreiras ao Comércio designa todas as formas de proteccionismo com as quais os países desincentivam as importações de produtos e serviços. Os exemplos mais comuns são as taxas/impostos alfandegários e as quotas de importações mas, nos últimos anos têm-se intensificado outros tipos de barreiras não tarifárias, incluindo variadíssimas formas de procedimentos regulamentares.

Apesar disso, têm vindo também a intensificar-se os esforços para redução das diversas formas de barreiras ao comércio, destacando-se os diversos exemplos de acordos internacionais de integração económica. As razões para estes esforços de redução das barreiras ao comércio estão relacionadas com o facto de que o comércio internacional ser benéfico para as economias, mesmo que existam vantagens de competitividade num dos países envolvidos nas trocas comerciais (ver ‘Vantagem Comparativa’).

Além das medidas proteccionistas, outros exemplos de barreiras ao comércio internacional são por exemplo os custos de transporte, as diferenças culturais e linguísticas, entre outras.

2679 Visualizações 1 Total
2679 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.