Influência Significativa
As Normas Internacionais de Contabilidade definem uma influência significativa como o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais de uma entidade, sem contudo ter o controlo sobre essas políticas. A influência significativa pode ser obtida por posse de acções, estatuto ou acordo.
Se uma investidora detiver, directa ou indirectamente (por exemplo, através de subsidiárias), 20 % ou mais do poder de voto da investida, presume-se que a investidora tem influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado que esse não é o caso. Pelo contrário, se a investidora detiver, directa, ou indirectamente (por exemplo, através de subsidiárias), menos de 20 % do poder de voto da investida, presume-se que a investidora não tem influência significativa, a menos que tal influência possa ser claramente demonstrada. Uma propriedade substancial ou maioritária por uma outra investidora não exclui necessariamente que uma investidora tenha influência significativa.
A existência de influência significativa por uma investidora é geralmente evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:
- representação no órgão de direcção ou órgão de gestão equivalente da investida;
- participação em processos de fixação de políticas, incluindo a participação em decisões sobre dividendos ou outras distribuições;
- transacções materiais entre a investidora e a investida;
- intercâmbio de pessoal de gestão; ou
- fornecimento de informação técnica essencial.