Demonstrações Financeiras de Finalidades Gerais

Segundo a norma internacional de contabilidade IAS 1 – Apresentação de Demonstrações Financeiras, as demonstrações financeiras de finalidades gerais são todas aquelas demonstrações financeiras que se destinam a satisfazer as necessidades de utentes que não tenham poder para exigir relatórios feitos para ir ao encontro das suas necessidades particulares de informação (com são os casos, por exemplo, dos accionistas em geral, colaboradores, financiadores, entidades regulares, entidades fiscais, entre outros), incluindo todas as que são apresentadas separadamente ou incluídas noutros documentos para o público em geral como por exemplo os prospectos e os relatórios e contas anuais.

Incluem-se nesta definição o balanço, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio, a demonstração de fluxos de caixa e ainda um conjunto de notas compreendendo um resumo das principais políticas contabilísticas e outras notas explicativas. Tal como todas as demonstrações financeiras, o objectivo das demonstrações financeiras de finalidades gerais é o de proporcionar informação acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes nas repectivas tomadas de decisões económicas.

1660 Visualizações 1 Total
1660 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.