A psicologia da cor, é o estudo psicológico que aborda e investiga, como o nosso cérebro reconhece e interpreta as cores em diferentes sensações.
Os estudos e as teorias sobre a psicologia das cores demonstram a influência que elas têm sobre as sensações e os comportamentos das pessoas, traduzindo-se um guia que pode (e deve) ser usado durante a fase de pesquisa e desenvolvimento de qualquer tipo de trabalho ou projecto, que envolve a utilização de cores.
Por exemplo, quando escolhemos uma cor para aplicar num projecto de comunicação visual, desenvolver uma marca ou até decorar uma casa ou um hospital, é fundamental ser consciente da importância e influência (psicologia) das cores no ser humano, a nossa escolha cromática influenciará as emoções dos clientes/consumidores/pacientes e poderá ser determinante na decisão de compra ou recuperação.
A influência das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros.
Os primeiros estudos e teorias da cor e a sua influência, tiveram início em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais tarde descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons: o amarelo é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.
Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos hoje. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos de um objecto.
A identificação dos tons é subjectivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, o amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias como o azul, o roxo ou o verde, possuem propriedade calmante, devido à sua suavidade.
Falar da psicologia das cores é falar sobre as emoções. É um tipo de linguagem capaz de provocar sentimentos de prazer, bem-estar, inquietação ou vitalidade. É um universo que vai além do mundo da psicologia, sociologia ou mesmo do marketing e, muitas vezes, baseia-se em experiências pessoais enraizadas na nossa infância e em um simbolismo psicológico que a ciência nunca conseguiu traduzir.
Claude Monet costumava dizer que o mundo das cores era a sua obsessão diária, a sua alegria e o seu tormento, ao mesmo tempo.
A cor é a uma forma de comunicar, porque tem um indiscutível, impacto na forma como nos sentimos. Pode deixar-nos mais agitados ou acalmar-nos ou ser um factor, por exemplo, de atracção.
A Psicologia da Cor é muito importante no Marketing e no dia-a-dia por ser fundamental para entendermos o significado das cores e como podemos usá-las para nosso benefício. Estudos demonstram que cada cor provoca uma reacção diferente no consumidor e que 60% a 80% dos consumidores são influenciados pela cor dos produtos durante a decisão de compra.
Outro ponto da psicologia que também é muito usada é a Gestalt, que estuda o comportamento do cérebro ao visualizar imagens. De acordo com a teoria, ao se deparar com imagem, o cérebro humano divide-a em várias partes, organizando de acordo com semelhança de tamanho, cor, textura, entre outros factores que definirão a facilidade com que a imagem é identificada. Cabe ao marketing utilizar esse conhecimento na hora de propor uma acção ou estabelecer uma necessidade.
A cor evoca respostas emocionais semelhantes na maioria das pessoas. No entanto, não há verdades universais no que à cor diz respeito. Pessoas de diferentes culturas têm pensamento diferentes e diferentes emoções a respeito de determinadas cores. O envolvimento sociocultural, a educação ou uma experiência passada de uma determinada pessoa pode afectar sentimentos e percepções sobre uma cor.
Mas, apesar das excepções, existem algumas generalidades básicas sobre como determinadas cores evocam respostas emocionais e comportamentais específicas.
Uma das principais conclusões da psicologia das cores, foi estabelecer e associar determinadas emoções e significados a respectivas cores. Alguns exemplos de essas associações são por exemplo:
Vermelho:
- Associações positivas: Paixão, Erotismo
- Associações negativas: Guerra, Sangue, Fogo
Amarelo:
- Associações positivas: Sol, Verão, Acção, Realeza
- Associações Negativas: Traição, Dúvida, Fome, Doença
Verde:
- Associações positivas: Vegetal, Natureza, Fertilidade, Ecológico, Esperança
- Associações negativas: O verde azulado é frio
Azul:
- Associações positivas: Espiritualidade, Masculinidade, Justiça, Limpeza, Higiene
- Associações negativas: Valores trocados, Secretismo
Branco:
- Associações positivas: Pureza, Virgindade, Perfeição, Sabedoria
- Associações negativas: Vazio, Silêncio
Preto:
- Associações positivas: Luxo, Distinção, Rigor
- Associações negativas: Luto, Desespero, Desconhecido
References:
ALLEN, Keith. A Naïve Realist Theory of Colour. Oxford University Press, 2016
BARROS, Lilian Ried Miller. A Cor No Processo Criativo. Senac São Paulo, 2009
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores e comunicação. São Paulo: Edgar Blücher, 1986
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2006
RILEY, Charles A.; Color Codes: Modern Theories of Color in Philosophy, Painting and Architecture, Literature, Music, and Psychology. UPNE, 1995