Quem foi Leonardo daVinci
Anatomista, arquitecto, botânico, cientista, engenheiro, inventor, matemático, músico e pintor, o verdadeiro génio do Renascimento. Com uma curiosidade insaciável, Leonardo da Vinci, foi um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.
Leonardo da Vinci estudou as leis da ciência e da natureza, que guiaram seu trabalho como pintor, escultor, inventor e desenhista. Com obras icónicas, como a “Mona Lisa” ou “A Última Ceia”, a projectos de engenhos voadores e estudos inovadores no campo da óptica e da perspectiva, Leonardo da Vinci conjugou a arte e a ciência, criando obras que fazem agora parte da história e do imaginário colectivo da humanidade.
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Leonardo da Vinci(1452-1519)
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Leonardo da Vinci nasceu Leonardo di Ser Piero da Vinci, em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Filho ilegítimo do notário Messer Piero Frusino di Antônio da Vinci com Caterina do MeoLippi, que era uma camponesa órfã de 15 anos. Será em Florença, então a capital da arte e da cultura, que Leonardo terá começado a sua formação nas artes, quando em 1469, Piero da Vinci levou alguns desenhos de seu filho para o artista Andrea del Verrocchio, que percebeu automaticamente o grande talento de Leonardo e recebeu-o na sua própria casa como aprendiz. Com ele, Leonardo aprendeu as técnicas da pintura e escultura, bem como de ferreiro e mecânico.
Como aprendiz de Verrocchio, Leonardo trabalhava ao lado de Boticelli, Filippino Lippi, entre outros pintores, protegidos do governador Lourenço de Medici. O primeiro trabalho importante de Leonardo como aprendiz, foi uma parte da tela “O Baptismo de Cristo”, de Verrocchio. Na sua adolescência e a sua formação artística, foi fortemente influenciado por estas duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médicie o grande artista Andrea del Verrocchio.
Leonardo foi exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e teve a oportunidade de aprender desenho técnico, química, metalurgia, mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.
Em 1478, Leonardo da Vinci executou um painel do altar para a capela de São Bernardo, no Palácio da Senhoria.
Em 1481 ele é encarregado de pintar um painel para a igreja dos frades de São Donato, de Scopeto, próxima de Florença, mas a obra “Adoração dos Magos” mas ficou inacabada.
Em 1482, aos 30 anos, muda-se para Milão onde trabalha durante dezoito anos, para Ludovico Sforza, o Duque de Milão, apresentando-se como engenheiro, arquitecto e pintor. Edonde, também trabalha como urbanista e faz um projecto completo para a cidade de Milão.
O início do século XVI traz consigo todo o esplendor da Renascença e além da pintura, Leonardo dedica-se aos estudos de óptica, astronomia e anatomia.
De 1483 até 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis, aceitou e executou a encomenda de uma pintura de altar, “A Virgem das Rochas”, da qual existem duas versões, uma no Museu do Louvre e a outra, provavelmente posterior, na Galeria Nacional de Londres. E de 1487 até 1488, trabalhou como arquitecto no ateliê da Catedral de Milão.
Neste período, inicia profundo estuda sobre a anatomia humana, mas é acusado de desrespeito aos mortos, por dissecar cadáveres, prática que constituía crime, além de ser pecado contra a Igreja. Registou inúmeros desenhos no “Tratado de Anatomia” que escreveu.
Em 1502, começa a trabalhar para César Bórgia, filho do Papa Alexandre VI, actuando como arquitecto e engenheiro militar, acompanhando-o e viajando por toda a Itália. Como inventor criou centenas de projectos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e audaciosos projectos de engenharia.
Em 1503, um rico commerciante fiorentino, Francesco del Giocondo, contrata a Leonardo para realizar o retrato da sua esposa, a reconhecida obra, “Mona Lisa”, ou Gioconda é a mais célebre e misteriosa obra de Leonardo da Vinci. Esta obra é um dos retratos mais emblemáticos da história da arte e a mais populares pinturas de Leonardo da Vinci. Também conhecida como Gioconda, foi retratada por Da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo, com apenas 77x53cm, está exposta no Museu do Louvre em Paris.
Em 1512, Leonardo transferiu-se para Roma, onde havia intenso movimento cultural e contava com a admiração do Papa Leão X, um Médici recém-eleito. Embora aparentemente favorável, o ambiente da cidade revelou-se adverso a Leonardo, tanto por suas experiências científicas mal interpretadas, como pela presença de uma geração mais jovem de artistas (Michelangelo e Rafael) que conquistava a preferência dos nobres. Nessa época, pinta “São João Batista”, provavelmente sua última obra. Nos três anos em que aí permanece dedica-se, ainda, ao estudo da matemática e da ciência.
Em 1516 Leonardo deixa definitivamente a Itália, a convite de Francisco I, sucessor de Luís XII no trono da França, para morar em Cloux, perto de Ambrosie. Nessa época, é lhe concedido o solar de Clós Lucé e é aí, que Leonardo da Vinci, onde vive os últimos 3 anos da sua vida, junto com o seu amigo e aprendiz, conde Francesco Melzi. Leonardo nunca se casou, era por natureza um homem sozinho.
Leonardo da Vinci, morre no dia 2 de Maio de 1519, em Amboise, França, deixando uma herança e uma obra, que está claramente à frente do seu tempo. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
References:
BROWN, David Alan. Leonardo Da Vinci: Origins of a Genius. Yale University Press, 1998
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013
ISAACSON, Walter. Leonardo da Vinci. Editora Intrinseca, 2017
KEMP, Martin. Leonardo da Vinci. JORGE ZAHAR, 2005
MUNTZ, Eugène. Leonardo Da Vinci, El Sabio, El Artista, El Pensador. CIRCULO LATINO, 2005
MUNTZ, Eugène. Leonardo da Vinci. Parkstone International, 2011