Kandinsky

Quem foi Wassily Kandinsky

Kandinsky, foi um dos pioneiros da Arte Abstracta e um dos mais importantes artistas da reformulação Artística do início do Século XX.

Kandinsky foi um pintor russo que apesar da formação em Direito, apaixona-se pelo mundo da criação artística, depois de Visitar uma exposição de pintores impressionistas e ficar deslumbrado pelas suas obras..

A sua maior contribuição para as artes plásticas, segundo alguns estudiosos, foi, mais que as suas pinturas, a sua obra teórica. O livro “A Espiritualidade da Arte” de 1910, teve três edições sucessivas e foi provavelmente um dos livros mais lidos nos ateliês e bibliotecas entre os anos de 1911 e 1912. Kandinsky exerceu uma grande influência na História da Arte Ocidental e foi um dos maiores artistas do século XX.

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Kandinsky

(1866-1944)

Wassily_kandinsky

Wassily Kandinsy  .
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Dados Biográficos

Nome completo: Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский)
Nascimento: 4 de Dezembro (segundo o calendário Juliano) ou 16 de Dezembro (segundo o calendário Gregoriano) de 1866, em Moscovo
Morte: 13 de Dezembro de 1944, Neuilly-sur-Seine, França
Nacionalidade: Russo
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Cargos, Funções, Actividades Profissionais

Áreas em que se distinguiu: Pintura
Profissão/cargo: Pintor
Movimento Artístico: Arte Abstracta
Principais Obras: “Composição 8”, 1923; “Jaune Rouge Bleu”,1925; “Composição Clara”, 1942;
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1866 1871 1896 1910 1911 1944
Nascimento

Começa a viver com uma tia, que favoreceu e marcou a sua aguda sensibilidade criativa.

Mudou-se para Munique, Alemanha, para se dedicar mais profundamente ao estudo da pintura.

Desenvolve os seus primeiros estudos não figurativos, foi o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta.

Junto com August Macke e Franz Mare forma o grupo Der Blaue Reiter (“O Cavaleiro Azul”).

Morre.

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Wassily Kandinsky, nasceu em Moscovo em 1866, após a separação dos pais em 1871, passou a viver com uma tia, que favoreceu e marcou a sua aguda sensibilidade criativa durante a sua infância, pelos contos folclóricos russos e alemães que lhe lia com frequência.

Em 1895, Kandinsky começa a trabalhar como director artístico da Editora Kucherev. Formou-se em Direito na Universidade de Direito de Moscovo, profissão que exerce até aos 30 anos, quando abdicando para dedicar-se inteiramente à pintura e ao estudo das artes.

Em 1896, mudou-se para Munique, Alemanha, para se dedicar mais profundamente ao estudo da pintura. Ingressa na escola de Azbè, mas as aulas não lhe agradaram muito, porque os professores ainda estavam muito presos ao realismo e ao academicismo. Aproxima-se então, de pintores que se dedicam à arte moderna, começando a desenvolver uma estética própria.

Na efervescente metrópole alemã, procura ansiosamente obter os conhecimentos técnicos que necessita para expressar a sua arte, sob a influência do Impressionismo e da recém criada Jugenstijl (Art Nouveau, arte nova), matricula-se em vários cursos e participa activamente na vida cultural e social dos artistas alemão.

Em 1900, Kandinsky é aceito na Academia de Arte de Munique, e nesse mesmo ano expõe os seus primeiros trabalhos na Associação dos Artistas de Moscovo. Estes primeiros quadros ainda mostravam uma nítida influência impressionista.

Em 1901, juntamente com outros artistas, funda a Associação dos Artistas e é nomeado para o cargo de presidente. Em seguida inaugura a “Escola de Pintura Phalanx”. E começa a organiza exposições de diversos artistas.

Em 1904, publicou seu álbum de xilogravuras “Poemas sem Palavras”. Nesse mesmo ano expõe no “Salão de Outono” em Paris.

Kandinsky tornou-se membro da Federação dos Artistas Alemães em 1910. Participa na exposição da Associação dos Artistas e expõe no Salão dos Independentes, em Paris. Nesse mesmo ano, reside durante três meses na Rússia, onde expõe 52 obras no “Salão Internacional de Odessa”.

Durante a década de 1910, desenvolve os seus primeiros estudos não figurativos, foi o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta. Algumas das suas obras, como “Murnau – Jardim I” (1910) e “Grüngasse em Murnau” (1909) mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau, notando a crescente abstracção das suas paisagens.

A pintura era entendida por Kandinsky como uma coisa que deve expressar algo interior, sem necessidade de comunicar nenhuma mensagem. Nesse sentido, e como exemplo, um elemento muito usado pelo pintor era a linha, que nos seus quadros eram somente linhas, sem obrigação de definir nada e por isso, segundo ele, com uma força interior maior, já que deixavam de ser secundárias.

Junto com August Macke e Franz Mare forma o grupo Der Blaue Reiter (“O Cavaleiro Azul”), criado em 1911, o grupo encorajava artistas expressionistas a alcançarem um estilo individual, apenas compartindo o uso de cores fortes e uma tendência para o abstraccionismo.

As pinturas de Kandinsky deste período, foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas seriam sobrepostas numa forma bastante livre para formar pinturas duma força extraordinária.

Kandinsky_-_Jaune_Rouge_Bleu

Kandinsky, ” Jaune Rouge Bleu” – 1925

A influência da música foi bastante importante tanto para Kandinky como para o nascimento da arte abstracta, como sendo abstracta por natureza, não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, de uma maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana.

Kandinsky às vezes usava termos musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito mais elaboradas.

Além da pintura Kandinsky desenvolveu a sua opinião e pensamento como um teórico da arte. De facto, a influência de Kandinsky na história da arte ocidental, talvez seja consequência, mais dos seus trabalhos teóricos do que propriamente das suas obras.

Ao mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o Almanaque do Grupo Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção da arte abstracta, assim como, uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autónoma e distanciada de uma discrição visual de um objecto ou de uma forma.

Kandinsky, Também trabalhou como professor na importante Escola de design e arquitectura Bauhaus, mas o encerramento da mesma, em 1933 pelo regime nazista provoca uma debandada dos artistas para outros países. Kandinsky refugia-se em Paris, onde permanece até o final da sua vida.

Mesmo doente, o artista produziu obras até ao fim de sua vida. Kandinsky morreu no dia 13 de Dezembro de 1944, na França, aos 78 anos de idade.

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References:

BARASCH, Mosche. Modern Theories of Art: From impressionism to Kandinsky, Volumen 2. NYU Press, 1990

CHARLES, Victoria. Vasily Kandinsky. Parkstone International, 2006

HENRY, Michael. Ver lo invisible. Acerca de Kandinsky. Siruela. Madrid, 2008

KANDINSKY, Wassily. De lo espiritual en el arte. Nueva Visión. Buenos Aires, 1967

Kandinsky: the path to abstraction. Editores Hartwig Fischer, Sean Rainbird. Tate, 2006

SHORT, Christopher. The Art Theory of Wassily Kandinsky, 1909-1928: The Quest for Synthesis. Peter Lang, 2009

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