Iconografia

Conceito de Iconografia: Iconografia, é a ciência das imagens produzidas pela pintura, pela escultura e pelas outras artes plásticas…

Iconografia, é a ciência das imagens produzidas pela pintura, pela escultura e pelas outras artes plásticas. Deriva do termo grego eikôn (imagem) + graphia (escrita), foi criada nos finais do século XVII e a sua utilização foi registrada pela primeira vez no “Dictonnaire” de Furetière no ano de 1701.

Até fins do século XVI, a iconografia referia-se especialmente ao significado simbólico de imagens inseridas num contexto religioso. Atualmente o termo refere-se ao estudo da história e da significação de qualquer grupo temático.

Na perspectiva de Panofsky (1955/1989), “a Iconografia é um ramo da História da Arte que se ocupa do significado das obras de arte em oposição á sua forma.”

No âmbito das artes, o termo Iconografia designa um ramo da história da arte que diz respeito ao assunto tratado nas obras de arte, podendo ajudar a datá-las. Certo grupos religiosos e meios sociais manifestavam, em períodos diferentes, propensões características para determinados tipos de assuntos.

Baseia-se no estudo e descrição de imagens, representações figuradas, ícones, símbolos e motivos ilustrados de um determinado tema. É usado para designar o estudo do significado simbólico de imagens ou formas representadas em obras de arte.

A iconografia, “procura interpretar os assuntos representados, descobrir as origens destes e as suas sucessivas modificações, captar-lhes o conteúdo ideológico; (…) visa penetrar no substracto espiritual das obras artísticas, alcançar a sua lição temática, o subjectum.” (Gonçalves, 1990: pg.21)

Também designa uma disciplina da História da Arte, dedicada a identificar, descrever, classificar e interpretar a temática das artes figurativas. Que estuda as questões em torno do conteúdo das obras de arte, por oposição à forma.

Entre os principais domínios da Iconografia, se pode citar, por exemplo; a identificação das fontes de inspiração para a imagem, a análise da contaminação das formas e dos significados das imagens provenientes de outros contextos, e o estudo dos significados simbólicos, profundos e intrínsecos da própria imagem.

A história da Iconografia, enquanto disciplina e método, é indissociável da Iconologia, sendo os seus termos muitas vezes usados indiferentemente.

726 Visualizações 1 Total

References:

CALABRESE, Omar. A Linguagem da arte. Prefácio Rodrigo Naves. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 584 p.

GONÇALVES, Flávio. História da Arte – Iconografia e Crítica. Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1990

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.

PAIVA, Eduardo França. História & imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PANOFSKY, Erwin. O significado das artes Visuais. Editorial Presença, Lisboa, 1955/1989

726 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.