Gestualismo

O gestualismo, pintura gestual ou action painting é uma forma ou técnica de pintura onde se pode observar o gesto pictórico do artista.

Gestualismo, é o termo genérico para todos os gestos da linguagem corporal, que permitiram a representação da ideia ou sentido artístico. A pintura gestualista, é uma actividade espontânea do pintor que se destina a permitir a expressão do subconsciente, que incorpora, assim, o dinamismo pessoal da sua obra.

A pintura gestualista consiste na aplicação de tinta através de movimentos gestuais vigorosos (como salpicos tinta), sem ter uma ideia preconcebida do resultado final da obra. Este tipo de pintura não apresenta esquemas prévios, e surgiu em Nova Iorque, nos anos 40 do século XX, sob influência dos processos surrealistas de pintura automática.

As suas influências foram muito diversas, com destaque para os processos de pintura automática utilizados pelos artistas surrealistas. O gestualismo tem como principais características: permitir a observação do gesto pictórico, não apresentar esquemas prévios e liberar emoções por meio do automatismo. Considerada como uma técnica artística extremamente pessoal, as bases essenciais para a criação deste estilo foram os sinais e os gestos de pintar como maneira de se expressar artisticamente.

É precisamente esta acção livre e sem obstáculos intelectuais e não tanto o seu produto final (uma imagem constituída por linhas, manchas, cor e forma), aquilo que deve ser comunicado ao público. Raramente são realizados estudos prévios, considerados aniquiladores do processo de desenho automático de cariz espontâneo.

No Gestualismo as pinceladas tornam-se mais longas, sendo evidente o movimento do braço que as executou. Não existe propriamente um movimento gestualista organizado, com uma base teórica sólida, nem um grupo centrado numa cidade ou num país.

O Gestualismo resulta do trabalho de um conjunto de pintores, independentes ou oriundos de diferentes movimentos ou grupos. De um modo geral, na pintura gestualista surge uma considerável deformação das figuras. O efeito visual chega a ser violento, sobretudo quando se abordam determinados temas e se utilizam cores agressivas.

O corpo e a expressão corporal fazem parte da execução da obra de arte, quer seja ela pictórica quer seja de movimento. Jackson Pollock conseguiu unir o momento plástico à dimensão da acção do próprio corpo, estabelecendo as bases duma expressão que faz da tela o seu palco.

Teve como seus principais representantes Jackson Pollock, pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstracto.

Alguns pintores inventam verdadeiras escritas pessoais fazendo sinais gráficos ao longo da superfície da tela, que a levam a perder, em geral, a sugestão de violência muscular para se tornar opticamente mais actuante, chama-se então, pintura de sinais.

Os sinais e os gestos de pintar como meio expressivo foram as bases desse tipo de pintura. Essa corrente originou-se do expressionismo abstracto. Seu objectivo era a libertação das formas de Vladimir Tatlin. A pintura gestual recebeu influência dos chineses e japoneses.

986 Visualizações 2 Total

References:

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. 4ºED. Editora UNESP.

GREENBERG, Clement. Arte e cultura: ensaios críticos. São Paulo: Ática, 1996.

Nova Enciclopédia Portuguesa, Ed. Publicações Ediclube, 1996.

PERE, Salabert. (D)efecto de la pintura. Anthropos Editorial. Barcelona, 1985.

WERNER, João. Ensaios sobre Arte e Estética. Londrina – Canvas Design, 2011.

986 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.