Conceito de Aguarela
Amarante, de Duarte Pimentel
O termo Aguarela designa uma das técnicas de pintura mais antigas e mais amplamente utilizados. Na aguarela os pigmentos são ligados com gomas que são solúveis em água, podendo ser diluídos durante a sua utilização com o objectivo de obter diferentes consistências.
Os suportes utilizados para as aguarelas são muito variados, embora o mais habitual seja o papel com elevada gramagem. Além do papel são também utilizados como suporte o papiro, a casca de árvore, o plástico, o couro, tecido, madeira e tela.
São dois os tipos principais de aguarelas: as aguarelas transparentes e as aguarelas opacas, podendo ambas ser combinadas na mesma pintura. A aguarela transparente é usada como banho e deixa o material, quer seja velino, papel ou marfim, pronto para receber os pontos luminosos. Na aguarela opaca, geralmente conhecida como guache, as cores são misturadas com uma base branca normal. O resultado apresenta menos luminosidade mas em contrapartida tem a vantagem de um medium de tinta mais espesso.