A aguada, é uma técnica pictórica em pintura, que emprega cores diluídas apenas em água ou em outras substâncias liquidas, criando assim, uma mistura de tinta fluida com uma tonalidade de cor translúcida.
Esta técnica surge na Idade Média, com o surgimento de novos tipos de papel com mais qualidade, tanto em termos de absorção como de textura e densidade. Esta técnica aparece por primeira vez, mencionada nos escrito do “Tratado sobre Pintura” de Cennino Cennini, em 1437.
A dificuldade e beleza desta técnica, é saber a quantidade adequadamente que se deve empregar para diluir a tinta, para conseguir as tonalidades e transparência de cor pretendida, e assim, conseguir capturar as diferentes tonalidades de luz ou sombra, necessária para reproduzir a imagem pretendida. O termo aguada, também se aplicado, para denominar as obra realizada com esta técnica.
A técnica de Aguada, tecnicamente é parecida com a aguarela, mas é, relativamente mais simples. A aguarela é também uma técnica de pintura que utiliza corantes dissolvidos em água e possui umas qualidades de transparência e luminosidade extraordinárias. Na aguarela pode-se utilizar aguada de guache ou técnica mista.
Saber pintar utilizando a técnica de aguada não significa que se saiba pintar com aguarela. A aguarela requer muito treino para adquirir a linguagem e técnica correcta.
A característica principal da aguada é pintar com uma tinta diluída, com mais ou menos agua e assim, obter as diferentes tonalidades de cor, transparência e brilho, através do auxilio do fundo branco do papel e por meio das sobreposições de cor (camada de cor aplicada e sobrepostas umas sobre as outras). Consiste em obter um degradado por meio da sobreposição de camadas de uma ou mais cores. Quanto mais água menor a intensidade da tinta.
Tanto a aguarela como a aguada são técnicas que exigem agilidade, segurança e espontaneidade do artista, pois é quase impossível a correcção de um erro. A aguada é uma técnica especialmente indicada para os estudos da figura humana e paisagem.
Actualmente o conceito/termo de aguada, para denotar esta técnica foi substituído por guache, que pode designar tanto o tipo de técnica como um tipo concreto de tinta, utilizada para realizar a aguada.
References:
GOITIA, Fernando Chueca. (Org.). História Geral da Arte: Pintura VI. Espanha: Ed. Del Prado, 1995
LIRA, Isidoro Araujo y. Método práctico para el dibujo lavado, pintura de aguada y de iluminación. Verdaguer, 1833
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006