Óleo sobre tela da autoria de Wassily Kandinsky (1923)
O Abstracionismo (ou Arte Abstrata) é um estilo artístico surgido no primeiro quartel séc. XX no qual os temas são irreconhecíveis e as cores e as formas representam as emoções dos artistas. No Abstracionismo a arte é entendida como um ato criativo que está para além da simples percepção visual do mundo físico. Assim, uma mesma obra, pode ser vista sentida e interpretada de diversas formas. A sua origem pode ser encontrada nas diversas reações ao Impressionismo.
A primeira obra totalmente abstrata foi pintada pelo pintor russo Wassily Kandinsky em 1913. Além da sua actividade como pintor abstrato, Kandinsky foi também um importante teorizador dos fundamentos do abstracionismo lírico, cujos princípios fundamentais são a liberdade de utilização de cores fortes e do traço livre.
Em França, algumas das principais vias do abstracionismo foram o Fauvismo (palavra que tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras) e o Cubismo. Na Rússia salientam-se o Raionismo, o Suprematismo e o Construtivismo. Na Holanda destaca-se o Neoplasticismo (também conhecido como De Stijl), cujo representante principal foi Piet Mondrian.
A arte abstrata pode ser dividida em diversas fases:
- Sensível e informal: As cores e formas são de forte expressão nesta fase. Kandinsky e Franz Marc são dois dos artistas mais citados nesta fase.
- Tachismo: São utilizadas manchas e borros coloridos colocados lado a lado e expressados dentro de um espaço determinado na obra.
- Grafismo: São utilizadas linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato.
- Orfismo (ou Cubismo Órfico): É uma forma de expressão artística ligada à música que procura incutir um carácter mais lírico e colorido ao ‘rígido’ cubismo.
- Raionismo: Nesta forma de expressão são utilizados riscos e raios com luminosidade emitidos pelo contraste das cores.
- Abstracionismo geométrico ou formal: Nesta forma de abstracionismo (inspirado por Kazimir Malevich) as formas e cores são dadas a expressão geométrica.
- Pintura gestual: Pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.