Nina Simone

Nina Simone foi cantora, pianista, compositora e ativista pelos direitos civis dos afro-americanos.

Eunice Kathleen Waymon foi cantora, pianista, compositora e ativista pelos direitos civis dos afro-americanos.

Utilizando o nome de Nina Simone como nome artístico de modo a que pudesse cantar blues às escondidas dos seus pais, a cantora norte-americana foi e continua a ser uma das mais famosas vozes femininas no mundo do jazz.

Para além de ter cantado jazz, a artista trabalhou também com outros estilos musicais como blues, música clássica, folk, R&B, gospel e pop.

Nascida a 21 de fevereiro de 1933, em Tryon, Carolina do Norte, rapidamente descobriu o seu talento para a música no coral e no piano da igreja que frequentava com a família.

O pai de Nina, trabalhava como marceneiro enquanto a mãe trabalhava como empregada doméstica e ministra metodista.

Em 1939, começou a estudar piano e com 10 anos apresentou o seu primeiro recital na biblioteca da sua cidade. Antes da apresentação viu os seus pais serem retirados da primeira fila para dar lugar a pessoas brancas e foi assim que nasceu o interesse pela luta em prol dos direitos civis dos negros.

Em 1950, Nina saiu da Carolina do Norte e foi continuar os seus estudos de piano clássico na Juiliard School, em Nova Iorque. Em 1954 mudou-se com a família para Filadélfia e prestou exames para uma  bolsa no Curtis Institute, porém acabou por ser rejeitada pela cor da sua pele.

Apesar disso, em 1957 assinou o seu primeiro contrato discográfico com a Bethlehem Records e deu assim início à sua carreira lançando os hits “Don’t Let Me Be Misunderstood”, “My Baby Just Cares For Me” e “I Love You Porgy”.

Em 1958 e após o sucesso da sua canção “Little Girl Blue”, Nina assinou contrato com a Colpix Records e gravou diversos álbuns de estúdio e ao vivo.

Casou-se em 1961 com o detetive da polícia, Andrew Stroud, que mais tarde se tornou seu agente.

Fruto desse casamento nasceu a sua filha Lisa Celeste Stroud, em 1962.

Passados dois anos, Nina foi contratada pela Philips e produziu o álbum “Nina Simone in Concert”, onde retratou a desigualdade social que via acontecer no seu país, com a música “Mississipi Goddamn”.

Para além dessa música, Simone gravou em 1965 a canção “Strange Fruit”, que espelhava o linchamento dos homens afro-americanos no sul e em 1966 escreveu “Four Women”, a canção que retratava quatro estereótipos relativos às mulheres afro-americanas.

Nina Simone deixou os Estados Unidos em 1969, cansada do tratamento discriminatório pela cor da sua pele e esteve em vários países tendo por fim ficado em França, onde permaneceu durante 10 anos e veio a morrer a 21 de abril de 2003, durante o sono.

391 Visualizações 1 Total
391 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.