Os Nickelback são uma banda de música de estilo rock, rock alternativo, pop e pop alternativo que foi formada em Hanna, no Canadá, no ano de 1995 e que está no ativo atualmente, depois de vinte e três anos de carreira.
Os Nickelback são uma banda de música de estilo maioritariamente rock, post-grunge, rock alternativo, pop e pop alternativo, que se formou quando decorria o ano de 1995 e que está até aos dias de hoje no ativo enquanto banda musical. Os Nickelback formaram-se oficialmente como banda em Hanna, uma cidade que se localiza no centro/este da província de Alberta, no Canadá. Atualmente a banda é formada por Chad Kroeger, o vocalista da banda, por Ryan Peake, que é guitarrista, responsável pelos teclados e ainda backing vocals da banda, por Mike Kroeger que é baixista e por Daniel Adair, o baterista da banda. Os antigos membros que fizeram parte da banda canadiana são Ryan Vikedal, Mitch Guindon e ainda Brandon Kroeger. A banda Nickelback é uma das bandas mais conhecidas em todo o mundo e desde a sua formação já venderam mais de cinquenta milhões de álbuns em todo o mundo além do recorde que detêm como sendo a segunda banda estrangeira que mais vendeu nos Estados Unidos da América nos anos 2000, tendo apenas sido ultrapassados pelos emblemáticos The Beatles. Entre as editoras com as quais a banda trabalhou destacam-se a Republic Records, a Atlantic, a EMI (Canadá) e a Live Nation. Atualmente os Nickelback trabalham com a Republic Records.
O nome da banda teve origem no nickel, o nome da moeda de cinco centavos que se usa no Canadá e que Mike Kroeger lidava todos os dias no seu trabalho numa cafetaria da zona. Através da expressão «Here’s your nickel back» no troco que fazia com os clientes, surgiu o nome da banda que conhecemos hoje por Nickelback. A banda Nickelback tem alguns prémios muito importantes no mundo da música entre os quais destacam-se os dois American Music Awards, os seis Billboard Music Awards, os doze Juno Awards, os 5 Kerrang! Awards e os sete MuchMusic Video Awards que perfazem um total de trinta e dois prémios atribuídos à banda.
A banda formou-se no Canadá, na pequena cidade de Hanna e logo no ano de 1999 assinaram contrato com a editora Roaddrunner Records e no ano seguinte relançaram o álbum «The State» (ano de 2000) no entanto, foi no ano de 2001 que a banda conseguiu atingir o primeiro pico de maior sucesso, com o lançamento do álbum «Silver Side Up». Após o álbum surgiu o single «How You Remind Me», um dos singles mais conhecidos da banda até aos dias de hoje. Outras das músicas que ficaram emblemáticas na banda foram os temas «Photograph», «Far Away» e «Rockstar», entre outros. O trabalho mais recente da banda tem o nome de «Feed The Machine» e é um álbum de estúdio lançado no ano de 2017.
Membros dos Nickelback
-
Membros Atuais da Banda
– Chad Kroeger: Vocalista e guitarrista da banda. É membro desde o ano de 1995 até aos dias de hoje.
– Ryan Peake: Guitarrista, responsável pelos teclados e ainda backing vocals da banda desde o anod e 1995 até aos dias de hoje.
– Mike Kroeger: Baixista desde o ano de 1995 até aos dias de hoje.
– Daniel Adair: Baterista e backing vocals desde o ano de 2005 e até aos dias de hoje.
A banda tem como músico adicional Timmy Dawson que é guitarrista, toca violão e também piano e integra a banda desde o ano de 2004 até aos dias de hoje.
-
Antigos membros da banda
– Brandon Kroeger: Baterista da banda. Pertenceu à formação dos Nickelback entre o ano de 1995 e o ano de 1997 no álbum Curb, Hesher.
– Mitch Guidon: Baterista. Foi membro da banda apenas por alguns meses no ano de 1996.
Ryan Vikedal: Baterista que integrou a banda nos álbuns The State, Silver Side Up e no álbum The Long Road entre os anos de 1997 e o ano de 2005.
Discografia dos Nickelback
-
Álbuns de estúdio
«Curb» (lançado no ano de 1996)
«The State» (lançado no ano de 2000)
«Silver Side Up» (lançado no ano de 2001)
«The Long Road» (lançado no ano de 2003)
«All the Right Reasons» (lançado no ano de 2005)
«Dark Horse» (lançado no ano de 2008)
«Here and Now» (lançado no ano de 2011)
«No Fixed Address» (lançado no ano de 2014)
«Feed The Machine» (lançado no ano de 2017)