Festival RTP da Canção – Anos 90

Ana do Carmo – Nicolau Breyner – Ana Paula Reis – Júlio Isidro – Ana Zanatti – Eládio Clímaco – Margarida Mercês de Melo –  António Sala – Luís de Matos – Carlos Mendes – Sofia Morais – Herman José – Isabel Angelino – Carlos Cruz – Cristina Caras Lindas – Lúcia Moniz – Carlos Ribeiro – Alexandra Lencastre – Manuel Luís Goucha

1990

Ana do Carmo e Nicolau Breyner foram a dupla de apresentadores escolhidos para comemorar mais uma edição do festival, a decorrer no casino Estoril. “Há sempre alguém”, interpretado por Nucha e da autoria de Luís Filipe, Jan Van Dijck, Francisco Teotónio Pereira e Frederico Teotónio Pereira, foi a canção vencedora.

Em segundo lugar ficou Karamurú com “Essência da vida” de Marco Quelhas e em terceiro Toy com “Mais e mais”. Sara Pinto cantou “Deixa lá (o pior já passou)”, Os Helena com “Ele é um playboy”, Onda Média com “Uma rainha”, Jorge Fernando com “Via aérea”, João Paulo com “Na ilha do tesouro”, Afonsinho do Condado com “Juju e a sua banda” e por último Kika com o tema “Terceiro milénio”.

1991

Ana Paula Reis e Júlio Isidro apresentaram a edição de 1991, de onde saiu vencedor o tema “Lusitana Paixão” entoado por Dulce Pontes e da autoria de Fred Micael, José da Ponte e Jorge Quintela. A nível internacional conquistou o 8º lugar, ficando no top 10.

Em segundo ficaram os Os Blocco com “Fazer uma canção” de Jan Van Dijck e Rosa Lobato de Faria e em terceiro Carla Sofia com “Te amo e não pensei” da autoria de Ricardo. Particiaram ainda os T & Gus com “Bye Lili bye”, Mariel com “No teu sorriso”, Toy com “E até quando?”, Paula Monteiro e Pedro Chaves com “Sem adeus” e ainda o artista Emanuel com “Com muito amor”.

1992

Ana Zanatti, Eládio Clímaco e Júlio Isidro apresentaram a edição que decorreu no Teatro São Luiz, em Lisboa, e que teve como vencedor o tema “Amor D’Água Fresca” da intérprete Dina e da autoria conjunta da mesma com Rosa Lobato de Faria.

Em segundo ficou Rita Guerra com o tema “Meu amor inventado em mim” da autoria de Pedro Osório e em terceiro Nani com “Eu sou Maria-rapaz” de Luís Filipe e Rosa Lobato de Faria. Isabel Campelo participou com “Boa noite tristeza”, Os Safari com “Amo o sol”, Cristina Roque com “A tua cor café”, Diana com “Um adeus que demora”, José Carvalho com “Foi aparecida”, Maria Emauz com “Outra noite” e ainda Luís Duarte com “Um amigo sempre à mão”.

1993

A apresentação ao encargo de Margarida Mercês de Melo, António Sala e Júlio Isidro que entreteram o público presente novamente no Teatro São Luiz. “A cidade (até ser dia)” entoado por Anabela e dos autores Pedro Abrantes, Marco Quelhas e Paulo da Costa foi consagrado o tema vencedor.

Em segundo ficou Cid, Bragança e Ca. Lda com o tema “O poeta, o pintor e o músico” da autoria de José Cid e, ainda nos três primeiros, Isabel Campelo com “Praia sem marés” de Carlos Canelhas e Maria Amália Ortiz da Fonseca. Os restantes concorrentes foram Piedade Fernandes com “Renascer de um trovador”, Cristina Roque com “Quero muito mais de ti”, Paulo Brissos com “No dia seguinte”, Liza Mayo com “Talvez noutro lugar” e por último Grupo Até Já’zz com o tema “Pó (de)melhorar”.

1994

Realizado no Teatro São João, na cidade do Porto, o tema “Chamar a música”, entoado por Sara Tavares venceu a edição apresentada por Ana Paula Reis, Nicolau Breyner, Ana do Carmo e Luís de Matos. Esta música deu a Portugal o 8º lugar na Eurovisão.

Em segundo ficou Pedro Miguéis com “Todos nós alguma vez” e em terceiro Isabel Campelo com “Malmequer do campo”. Foram a concurso também os artistas José Carvalho com “Lisboa, minha linda cidade”, Trivium com “Trovas do Demo e d’el Rei”, Inova Fora Nada com “O vento sabe o que quer”, Fernanda Lopes com “Se fores poema” e Tó Carlos com “Ai dona Inês”.

1995

Carlos Mendes, Sofia Morais e Herman José apresentaram esta edição com sabor a “Baunilha e Chocolate”, tema vencedor e interpretado por Tó Cruz.

Esta edição contou ainda com a participação de Ana Isabel com o tema “Tanto amor tanto mar”, Teresa Brito com “Plural”, Pedro Miguéis com “Ainda é tempo”, Ana Sofia com “Travo doce”, Mário Sereno com “Vem um tempo”, Maria Enes com “Atlântica” e por fim Filipa Campeã com “Tiriri”.

1996

Isabel Angelino e Carlos Cruz apresentaram esta edição da qual saiu vencedor o tema “O Meu Coração Não Tem Cor” da cantora Lúcia Moniz. Este tema foi o tema com melhor resultado a nível internacional (6º lugar) que Portugal tinha conseguido até à época e que se manteve no pódio até 2017.

Participaram ainda Patrícia Antunes com “Canto em Português”, SomSeis com “A canção da paz”, Cristina Castro Pereira com “Ganhámos o céu”, Pedro Miguéis com “Prazer em conhecer”, Elaisa com “Ai a noite”, Bárbara Reis com “A minha ilha”, Tó Leal com “Eu, mesmo”, João Portugal com “Top model (Check in check out)” e ainda Vânia Maroti com “Start stop”.

1997

Cristina Caras Lindas, António Sala e Isabel Angelino foram os apresentadores da edição que decorreu no Coliseu dos Recreios. Os jornalistas Jaime Fernandes e Nuno Infante do Carmo, a cantora Simone de Oliveira (vencedora de duas edições do festival) e Fernanda Ferreira (representante da RTP) foram os membros do Júri. “Antes do adeus”, da interprete Célia Lawson, venceu.

Participaram também Sónia Mendes com “Da primeira vez”, Raquel Alão com “Quando eu te beijo”, Telmo Miranda com “Madrigal de Lianor”, Cristina Almeida com “Senhora da saia verde”, Os meninos da sacristia com “Canção urgente”, Susana Pinto com “Rosa dos ventos” e ainda Oriundi com “Nosso canto chão”.

1998

Lúcia Moniz e Carlos Ribeiro apresentaram esta edição do festival de decorreu novamente no  Teatro São Luíz, em Lisboa.”Se Eu Te Pudesse Abraçar”, interpretado pelos Alma Lusa, foi a canção vencedora e representou Portugal internacionalmente, arrecadando o 12º lugar.

Participaram ainda Teresa Radamanto com “Só o mar ficou”, Sofia Barbosa com “Uma lua em cada mão”, Ana Isabel com “O encanto da sereia”, Carlos Évora com “Saudade que eu sou”, Axel com “Só, à tua espera”, Ana Rita com “Basta só um olhar”, Janot com “Aqui ou além”.

1999

Com a apresentação de Alexandra Lencastre e Manuel Luís Goucha, esta edição decorreu em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, e o tema vencedor foi “Como Tudo Começou”, interpretado por Rui Bandeira.

Participaram ainda Sofia Frões com “Menina alegria”, Célia Oliveira com “Ser o que sou”, Filipa Lourenço com “No cais da solidão”, Tempo com “Uma parte de mim”, Tó Leal com “Sete anos, sete dias”, Liliana Pinheiro com “Eu, tu e nós” e Francisco Ceia com “Romanzeira”.

917 Visualizações 1 Total
917 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.