Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, no estado no estado norte- americano de Michigan, a 16 de Agosto de 1958. A sua carreira é conhecida por êxitos como “Like a Virgin” e é considerada a “rainha” do género pop.

A vida de Madonna, nascida no seio de uma família de origem italiana, começou por ser marcada pelo madonna1trágico acontecimento da morte da sua mãe, vítima de cancro da mama. Com apenas cinco anos de idade, a cantora perdeu a sua mãe, que também tinha o mesmo nome. Madonna ajudou a cuidar dos seus cinco irmãos, juntamente com o seu pai. A educação era rígida e baseada no catolicismo e nessa altura, a cantora tinha uma relação distante com o seu pai. Apesar do falecimento de sua mãe, Madonna revelou-se uma aluna brilhante.

Quando estudou no liceu, teve uma vida ativa nas aulas e nas atividades extra-curriculares e chegou a ser cheerleader da claque da equipa de basquetebol. Frequentou aulas de dança e foi considerada a melhor dançarina da escola, segundo o testemunho de alguns dos seus colegas. Ainda jovem, mudou-se para Detroit onde teve Christopher Flynn como professor de dança e que a apoiou nesse meio artístico.

Entrou para a Universidade de Michigan com uma bolsa de estudo em 1976, mas não completou os quatro anos do curso porque ambicionava algo mais. Foi então que se mudou, em 1978, para Nova Iorque, depois de ter passado numa audição para um festival de dança nessa mesma cidade. Mas mais tarde, Madonna percebeu que ser dançarina era difícil demais para ela e optou por tentar encontrar o seu lugar como estrela de rock, numa altura em que ainda vigorava o movimento musical punk. Porém, as coisas não correram bem, de início. Madonna viveu em más condições, devido á falta de dinheiro. Madonna chegou a pousar como modelo nua para alguns fotógrafos e mais tarde foi baterista da banda “Breakfast Club”.  A banda, infelizmente, não teve grande sucesso, mas isso não impediu Madonna de lutar pelos seus objetivos. O grupo, que já tinha vocalista, não aceitou que Madonna atuasse como cantora. Porém, cantar era precisamente o que ela pretendia fazer.

Foi então que, em 1980, Madonna gravou a sua primeira demo, como cantora a solo.    ”Everybody”, lançado em 6 de outubro de 1982, tornou-se, mais tarde, no seu primeiro single. Foi através da editora Sire, que então pertencia à Warner Brothers, que esta canção foi o seu primeiro êxito. Um verdadeiro sucesso nas pistas de dança que faria parte do seu primeiro álbum, intitulado de “Madonna”. Não satisfeita com a produção deste trabalho, levada a cabo por Reggie Lucas, Madonna resolveu pedir ajuda ao seu então namorado John Benitez para finalizar a produção do álbum. “Madonna” , lançado em 1983 situa-se entre os géneros disco e pop, e vendeu 10 milhões de cópias. Mas foi no ano seguinte, com o lançamento de “Like a Virgin” que Madonna adquiriu o reconhecimento a nível mundial, reforçado pela sua atuação nos MTV Music Awards transmitido em todo o mundo. Foi uma performance marcante, uma vez que revelou o seu estilo irreverente e sexualmente provocador que influenciou as jovens de então, de tal modo que, embora de forma não premeditada, ditou tendências de moda daquele tempo.

Em 1985, Madonna foi exposta de forma escandalosa em revistas como a Playboy e a Penthouse através de fotografias em que posou nua para alguns fotógrafos no passado, quando veio para Nova Iorque. No mesmo ano, Madonna casou-se com o ator Sean Penn, depois de o conhecer aquando da gravação do videoclip do segundo single  “Material Girl” do álbum “Like a Virgin”. Porém, o casamento acabou quatro anos depois, após alguma pressão por parte dos media e de relatos de violência por parte de Sean. Também nesse ano, Madonna gravou a banda sonora do filme “Vision Quest”, no qual teve também uma breve participação. Em abril, Madonna inicia a sua primeira digressão, a “Virgin Tour” pela América do Norte.

Em 1986, Madonna lançou o seu terceiro álbum “True Blue”, cujos três singles chegaram a número 1 da Billboard Hot 10: “Live to Tell”, “Papa Don’t Preach” e “Open Your Heart”. No ano seguinte, iniciou a digressão “Who’s That Girl Tour”.

O seu quarto álbum, lançado três anos depois, mostrou uma vez mais o lado mais controverso de Madonna. No videoclip do single “Like a Prayer”, que dá nome ao álbum, podem ver-se cruzes a arder e Madonna beija um santo de cor negra que depois se transforma em pessoa. Apesar de toda a polémica gerada em torno da canção por parte de grupos religiosos, o álbum vendeu 15 milhões de cópias em todo o mundo e foi o número 1 da Billboard 200.

Em 1990, Madonna entra no filme “Dick Tracy” e em novembro foi lançada a sua primeira compilação “The Immaculate Collection”, na qual, para além de reunir os maiores sucessos, inclui o polémico single “Justify My Love” cujo videoclip inclui cenas de cariz sexual bastante provocantes para aquele tempo, chegando a ser banido da MTV.

No ano seguinte, a cantora gravou o documentário sobre a “Blonde Ambition Tour”, intitulado de “Truth or Dare”, no qual pretende que as câmaras, em plenos bastidores da digressão, mostrem a verdadeira Madonna. Nessa altura, ela namorou com o protagonista de “Dick Tracy”, Warren Beatty, porém, no documentário, Madonna revelou que o seu verdadeiro amor fora Sean Penn.

Dois anos depois, Madonna cria a Maverick, a sua própria empresa, e no mesmo ano teve mais uma participação cinematográfica na comédia “A League Of

Their Own” em que iniciou uma amizade profunda com a atriz Rosie O’ Donnel com quem contracenou nesse filme.

Em 1993, foi lançado o videoclip do single “Erotica” em que mais uma vez Madonna choca o mundo com imagens igualmente provocadoras. Mas, de acordo com entrevistas da época a Madonna, isso tratava-se apenas da manifestação da vontade de se expressar a si mesma. O mesmo se verifica no livro “Sex” e no filme “Corpo em Evidência”. De acordo com Madonna, ela elaborou esse livro para provocar as pessoas porque, em tempos passados, pensaram que ela não tinha talento. Inevitávelmente, Madonna obteve uma reação negativa por parte dos media, apesar de ela mesma considerar que se tratava apenas de arte.

Um ano mais tarde, Madonna percebeu que tinha chegado longe demais com a sua forma de estar na fama e lançou o single “I’ll Remember” para tentar criar uma imagem mais suave e menos provocadora. Tal também se verifica no álbum seguinte “Bedtime Stories” com os singles “Secret” e “Take a Bow”. Em 1994, foi lançada a sua segunda compilação, “Something To Remember”.

Em 1996, depois de suplicar durante anos pela participação no papel principal no filme sobre a personalidade argentina Evita Peron, intitulado de “Evita”, Madonna consegue finalmente esse feito. Mas foi criticada pelo público argentino que não queria que o seu ícone fosse comparado com a imagem de Madonna.

Ainda durante a rodagem do filme “Evita”, Madonna descobre que está grávida de cinco meses, fruto de uma relação com o seu personal trainer Carlos Leon. A gravidez foi algo que a cantora quiz manter em segredo o máximo de tempo possível. Quando foi revelado que Madonna estava grávida, a imprensa reagiu dizendo que esta gravidez foi um ato calculado para melhorar a imagem da sua carreira e que o seu companheiro era apenas um dador de esperma. Lourdes Maria Ciccone Leon nasceu a 14 de outubro de 1996. Madonna descreveu o seu nascimento como um renascimento para ela própria e como um acontecimento que a fez olhar para a vida de outra forma. Dois meses depois, o sucesso que Madonna procurava com o papel principal de “Evita” materializou-se com um Globo de Ouro de melhor atriz. Depois desse evento, Madonna dedicou-se durante um ano à gravação do seu próximo álbum “Ray of Light” e, em simultâneo, a cuidar da sua filha.

Em 1997, Madonna começou a desenvolver o seu lado espiritual e tornou-se membro da religião Cabala, relacionada com o judaísmo e a praticar yoga.

Depois de quatro anos sem gravar música, Madonna decidiu que o seu próximo álbum teria de marcar uma evolução na sua carreira. “Ray Of Light” foi lançado em março de 1998 e em pouco tempo tornou-se no número 2 em vendas nos Estados Unidos. Trata-se de um trabalho que se diferencia dos restantes. Madonna, em conjunto com o seu novo produtor William Orbit, combinou o ritmo pop com sons mais eletrónicos. A música techno, na opinião de Madonna, não é propriamente vista, na sua generalidade, como algo ligado aos sentimentos, mas neste álbum, Madonna tentou chegar a esse feito, tornando o seu sétimo álbum no mais pessoal até então.

Em 1999, Madonna trabalhou como produtora e atriz no filme “The Next Big Thing”. Durante as gravações, a artista apaixonou-se pelo realizador britânico Guy Ritchie e casou com ele no ano 2000. No mesmo ano, Madonna teve com Ritchie o seu segundo filho, Rocco John Ritchie.

Três anos mais tarde, Madonna volta ao mundo da literatura, mas desta vez sem chocar o público. A obra “As Rosas Inglesas” é um livro para crianças que atingiu o número 7 de vendas da Amazon.com, tornou-se num bestseller do New York Times e foi lançado em 100 países, em 30 línguas. No lançamento do livro, Madonna esclareceu que, ao lançar o livro “Sex”, apenas pensou nela própria ao chamar a atenção do público, enquanto que com “As Rosas Inglesas”, Madonna pretendia transmitir conhecimento às crianças.

Em 2003, no final da atuação do tema “Hollywood” nos MTV’s VMA’s (MTV’s Video Music Awards), Madonna fez algo de inesperado. A performance, feita em conjunto com a rapper Missy Eliott, Christina Aguilera e Britney Spears, foi o tema de conversa do dia e das semanas seguintes, isto porque Madonna beijou Britney e Christina na boca. Um beijo que ainda hoje é, por vezes, relembrado nos media. De fato, foi um acontecimento marcante porque, pelas palavras da “rainha da pop”, Madonna pretendia com esse beijo “passar energias” para a “princesa da pop” Britney Spears.

No ano seguinte, Madonna gravou um outro documentário chamado “I’m Gonna Tell You a Secret”, sobre a digressão “The Reinvention Tour”, no qual se nota uma grande diferença em relação a “Truth or Dare”. Segundo o seu realizador Jason Aukerlund, o filme mostra uma Madonna mais madura e mais interessada na sua própria espiritualidade e na sua família.

Em 2005, foi lançado o álbum “Confessions on a Dancefloor” que contrasta com o objetivo político do antecedente “American Life”, lançado em 2003. Com este álbum, Madonna “abrandou” quanto ás críticas ligadas á política e enveredou pelo caminho da dança. Mais tarde, Madonna decidiu dedicar-se á caridade e criou a organização “Spirituallity for Kids”. Também teve envolvimento com a organização “Raising Malawi”, criada para tentar satisfazer as necessidades dos órfãos desse país. Movidos pelas dificuldades dessas crianças, Madonna e Guy Ritchie decidiram adotar David Banda. O casal preferiu que a adoção não se tornasse pública, mas, uma vez que se tratava de um processo que envolvia dois países diferentes, o caso veio inevitavelmente a público e acabou por ter um grande impacto nos media, porém de forma negativa. Alegadamente, o casal não teria os requisitos necessários para a adoção. Até ao dia em que Madonna e Ritchie conseguiram finalmente adotar a criança.

Mais tarde, Madonna lançou o livro para crianças “Too Good To Be True”, da coleção “The English Roses”, cujas vendas revertem a favor do Malawi e dos seus órfãos. A orfandade foi também o tema principal do documentário “I Am Because We Are”, lançado em 2008, exibido no Trbeca Film Festival, e teve críticas positivas por parte dos media. No mesmo ano, Madonna lançou o primeiro filme realizado por si própria “Filth and Wisdom”. A história deste filme aproxima-se um pouco do percurso de vida de Madonna, especialmente da fase em que inicialmente se mudou para Nova Iorque. O filme é sobre o dia-a-dia de três colegas de apartamento que vivem em Londres. A.K é uma rapariga que sonha ser uma estrela de rock mas tem de se contentar com outro tipo de trabalhos, enquanto que Holly é uma bailarina que, devido a algumas dificuldades, se torna numa stripper e Julliet trabalha numa farmácia. Também no mesmo ano, Madonna lançou o álbum “Hard Candy” e com o primeiro single “4 Minutes To Save The World”, em colaboração com Justin Timberlake, Madonna tentou demonstrar um sentido de urgência, e simultaneamente, de divertimento. Em Dezembro, Madonna pôs termo á longa relação que teve com Guy Ritchie e divorciou-se. Depois de todo este desgaste emocional, Madonna adotou, em 2009 uma outra criança, Chifundo “Mercy” James, de três anos de idade.

Em 2012, Madonna lançou o álbum “MDNA”, dez anos depois da sua última colaboração com o produtor William Orbit, em “Ray Of Light”. Neste décimo segundo trabalho de estúdio, surgiram êxitos como “Give Me All Your Luvin’”, “Girl Gone Wild” e “Turn Up The Radio”. Mais uma vez surgiu polémica, uma vez que houve quem criticasse o nome do álbum, associando-o ao nome da droga MDMA, também designada por ecxtasy, porém, segundo Madonna, essa não foi a sua intenção. “MDNA” é apenas o anagrama do seu nome. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme “W. E”, cujo argumento foi escrito por Madonna e Alek Keshishian.

Em 2013, Madonna visitou mais uma vez o Malawi, aquando da conclusão da construção de 10 escolas para crianças órfãs, por parte da sua organização, “Raising Malawi”. Nesse mesmo ano, abriu o seu primeiro ginásio em Roma, o “Hard Candy”.

Dois anos depois, Madonna lançou mais um álbum, “Rebel Heart”, que teve como singles “Living For Love” e “Gohsttown” e “Bitch, I’m Madonna”. Para promover o álbum, Madonna viajou por vários países com a digressão “Rebel Heart Tour”.

Em 11 de Julho de 2017, Madonna inaugurou o “Mercy James Center For Pediatric Surgery and Intensive Care”, a primeira unidade dedicada á cirurgia pediátrica e aos cuidados intensivos no Malawi. Em Agosto do mesmo ano, Madonna mudou-se para Lisboa para realizar o sonho do filho David Banda, de 11 anos, de jogar futebol no Benfica. A primeira de quatro crianças do Malawi a ser adotada pela cantora, passou a integrar o Centro de Formação do clube no Seixal. Inicialmente, Madonna esteve alojada no Hotel Pestana Palace, em Alcântara. Madonna fez uma intensa busca pela casa “ideal”. Houve rumores de que ela teria comprado a Quinta do Relógio em Sintra. Mas tal revelou-se falso. Na realidade, a cantora propôs, sem sucesso, viver um ano “á experiência” no luxuoso palácio, em troca de obras de remodelação. Madonna foi vista em vários locais da capital portuguesa como o Chiado ou o Bairro Alto. Em 8 de Outubro, a cantora, desesperada, desabafa na rede social Instagram, dizendo que não consegue encontrar casa em Lisboa.

 

Tabela Cronológica

Data Acontecimento
16/08/1958 Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone
1963 Morte da mãe de Madonna
1976 Madonna entra para a Universidade de Michigan
1978 Madonna muda-se para Nova Iorque
1980 Madonna grava a sua primeira demo “Everybody”
1982 Lançamento oficial de “Everybody”
1983 Lançamento do primeiro álbum “Madonna”
1984 Lançamento do álbum “Like a Virgin”
1985 Publicação de fotos de Madonna nas revistas Playboy e Penthhouse.

Casamento com o ator Sean Penn.

Participação no filme e banda sonora do filme “Vision Quest”.

Início da digressão “Virgin Tour”.

1986 Lançamento do álbum “True Blue”
1987 Início da digressão “Who’s That Girl Tour”
1989 Lançamento do álbum “Like a Prayer”
1990 Madonna divorcia-se de Sean Penn.

Participação no filme “Dick Tracy”

Namoro com o ator Warren Beaty, protagonista do filme “Dick Tracy”.

Lançamento da primeira compilação “The Immaculate Collection”

O videoclip do single “Justify My Love” é banido da MTV”
1991 Lançamento do primeiro documentário “Truth Or Dare” sobre a digressão “Blonde Ambition Tour”.
1992 Madonna cria a empresa Maverick

Participação no filme “A League Of Their Own”

1993 Lançamento do polémico videoclip do single “Erotica”

Lançamento do polémico livro “Sex”

Participação no filme “Body Of Evidence”

1994 Lançamento da compilação “Something To Remember”.
1996 Participação, como protagonista no filme “Evita”

Relacionamento com o seu personal trainer  Carlos Leon.

Nasce Lourdes Maria Ciccone Leon, fruto desse relacionamento

Madonna ganha o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo seu papel principal no filme “Evita”.

1997 Gravações do álbum “Ray Of Light”

Madonna dedica-se a cuidar da filha.

Madonna entra para a seita da Kabalah e começa a praticar yoga.

1998 Lançamento do álbum “Ray Of Light”
1999 Madonna participa como atriz e produtora do filme “The Next Big Thing”.
2000 Madonna casa-se com o realizador Guy Ritchie.

Nasce o segundo filho de Madonna, Rocco John Ritchie, fruto dessa relação.

Lançamento do álbum “Music”

2003 Lançamento do primeiro livro infantil da coleção “The English Roses”.

Lançamento do álbum “American Life”

Madonna beija Britney Spears em atuação nos VMA’s da MTV.

2004 Lançamento do documentário “I’m Gonna Tell You a Secret” sobre a digressão “The Reinvention Tour”.
2005 Lançamento do álbum “Confessions On A Dancefloor”.

Madonna cria a organização “Spirituallity For Kids”

Envolvimento com a organização Raising Malawi

O casal Madonna e Guy Ritchie adotam David Banda

2006 Lançamento do livro “Too Good To Be True” da coleção “The English Roses”, cujos lucros revertem a favor das crianças do Malawi.
2008 Lançamento do documentário “I Am Because We Are”.

Lançamento do filme “Filth And Wisdom”, realizado por Madonna.

Lançamento do álbum “Hard Candy”

Divórcio com Guy Ritchie

2009 Madonna adota Chifundo “Mercy” James
2012 Lançamento do álbum “MDNA”.

Lançamento do filme “W.E.”

2013 Organização “Raising Malawi” inaugura 10 escolas

Abertura do primeiro ginásio “Hard Candy” em Roma

2015 Lançamento do álbum “Rebel Heart”

Digressão “Rebel Heart Tour”

2017 Inauguração do “Mercy James Center For Pediatric Surgery and Intensive Care”

Madonna muda-se para Lisboa.

580 Visualizações 1 Total
580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.