Disney, Walt

Biografia de Walt Disney: Walt Disney refere-se a um dos fundadores da Disney e um dos maiores cineastas do século XX…

Nome Walter Elias Disney
Nascimento 5 de Dezembro de 1901, Illinois, Chicago, Estados Unidos da América
Morte 15 de Dezembro de 1966 (65 anos), Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América
Profissão Produtor cinematográfico, Diretor, Argumentista, Animador, Empreendedor, Filantropo
Período Ativo 1920-1960
Consecuções Criação da Marca Disney
Cônjuge Lilian Bounds (1925-1966)
Descendência Diane Diseny Miller (1933-2013)

Walter Elias Disney, nasceu em Chicago em 5 de Dezembro de 1901 e foi um produtor cinematográfico, cineasta,

Walt Disney

diretor, argumentista, animador, empreendedor e filantropo, além de ser co-fundador da The Walt Disney Company. Atingiu o estrelato nas décadas de 1920 e 30, pelos seus personagens animados tais como o Rato Mickey (ainda hoje a imagem da empresa) e o Pato Donald. Ele também foi o criador de parques temáticos, sendo o mais famoso chamado Disneylândia, situado nos Estados Unidos da América. Depois foram feitos outros parques temáticos com o mesmo objetivo, como por exemplo aquele situado em Paris, França. O seu lema de vida sempre foi “Keep moving Forward” (“Continua a seguir em Frente”).

A sua infância foi passada numa fazenda em Marceline, no Missouri. Foi um período difícil visto que o seu Pai, Elias Disney (1859-1941), era um homem muito severo, e com frequência castigava o seu filho. Ao descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, Walt alimentou a ideia de que era filho adotivo. Esta ideia alimentou muitas das suas atitudes posteriormente.

Aos 16 anos, Walt Disney começou a estudar arte, e participou na Ordem Demolay. Visto que era ainda menor de idade, não pode juntar-se ao Exército na Primeira Guerra Mundial. Então, junto com um amigo decidiu juntar-se à Cruz Vermelha. Então, foi enviado pela mesma, para França onde durante um ano conduziu ambulâncias da Cruz Vermelha. Quando retornou aos Estados Unidos da América matriculou-se na “Kansas City Arts School”.

De seguida trabalhou em várias agências publicitárias, e depois juntou-se a uma companhia cinematográfica onde fazia os cartazes de propaganda dos filmes.

Junto com o seu irmão Roy e o seu amigo Ub Iwerks, criou uma pequena produtora a “Laugh-O-Gram”, que animava contos de fadas. Estes desenhos eram exibidos no cinema antes dos filmes propriamente ditos. Em 1923 mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Aqui ele contactou a distribuidora de filmes M.J. Wrinkler para que ela aceitasse as suas animações. Wrinkler aceitou e pagou 1500 dólares por cada filme.

Então Walt Disney começou a desenvolver-se na área cinematográfica. Foi nesta época que ele conheceu a sua futura

Disney com Mickey e Donald

esposa Lilian Bounds Disney. Primeiro ele produziu Alice, uma série de uma moça que convivia com personagens do cenário animado. Depos ele criou Oswald, o coelho sortudo. Este coelho, foi um grande sucesso e levou a que os contratos de Walt fossem reavaliados em alta. No entanto, o patrão para quem Walt havia desenhado os personagens roubou-lhe os mesmos, bem como a equipa de desenhadores e as encomendas. Walt enviou um telegrama ao seu irmão Roy, que dizia que não havia necessidade de se preocupar com isso visto que ele havia desenvolvido na sua mente um novo personagem, Mickey Mouse.

Mickey Mouse foi um camundongo que foi criado para competir com o sucesso do Gato Félix. As suas formas circulares provaram ser as melhores para os desenhos animados e foi criado por Ub Iwerks em 1928. Nesta época a produtora tinha três homens e estava a organizar-se. Roy cuidava das finanças, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

O primeiro desenho de Mickey foi Plane Crazy em 1928, onde Mickey contracenava com a sua namorada Minnie Mouse. Este era um filme mudo. O primeiro desenho com som foi no mesmo ano e chamava-se Steamboat Willie. As primeiras palavras do rato Mickey foram Hot Dogs, Hot Dogs numa canção do episódio The Karnival Kid, em 1929. Em seguida, outros personagens nascem para contracenar com o rato. Pateta, Pluto e Pato Donald sendo os principais.

Pouco tempo depois, a Disney passou a produzir desenhos coloridos, chamados “Silly Symphonies“. Mickey era a estrela desses filmes ao lado dos novos personagens.

Walt Disney não ficou apenas com Mickey. Ele pretendia fazer uma longa-metragem da clássica história a Branca de Neve. Branca de Neve e Os Sete Anões gerou os fundos necessários para a criação de novas longas metragens, como Pinoquio e Bambi. A segunda guerra mundial, porém, viria a travar o sucesso de Walt Disney. No entanto, ele foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados para treinar os soldados e fazer filmes de propaganda militar com os seus personagens mais famosos. Devido às suas atividades anti-comunistas, em 1949 o governo soviético proibiu a exibição de filmes nos estúdios Disney na União Soviética.

No fim da Guerra, a empresa estava arruinada. Haviam apenas duas opções disponíveis. A Venda da empresa ou a produção de um filme. Disney decidiu fazer um filme: Cinderela. O filme produziu o sucesso e riqueza necessários para alavancar a empresa novamente.

No entanto, Walt Disney não se dedicou apenas aos desenhos animados. Produziu longas com atores tais como A Ilha do Tesouro (1950), O Drama do Deserto (1953) e 20.000 léguas submarinas em 1954. Dez anos depois produz uma das suas maiores obras. Mary Poppins, mistura desenhos animados e personagens humanas. O Filme recebeu cinco óscares, incluindo melhor atriz e melhor canção. Além disto ele também criou vários programas e filmes para Televisão.

Ao inaugurar a Disneylândia, em Califórnia, ele obteve grande êxito. Em 19955 criou um parque temático, em parceria com a rede de Televisão ABC. Existe outro parque semelhante chamado Walt Disney World, na Flórida, inaugurado em 1971, já depois da morte de Walt Disney. A maioria das diversões baseam-se em personagens da Disney.

Em 15 de Dezembro de 1966, aos 65 anos, Walt Disney morreu, vítima de cancro nos pulmões e foi sepultado em Glendale em Los Angeles.

O seu irmão Roy, junto com o resto da família conseguiram manter os negócios da família. Após a morte de Roy, a empresa apresentou turbulências mas voltou a crescer e expandir-se.

Ele venceu 22 Óscares pelo seu trabalho e ganhou 4 Óscares honorários.

1635 Visualizações 1 Total
1635 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.