Thor (versão cinematográfica)

Thor é o deus Nórdico do Trovão, considerado o mais forte da sua mitologia e é filho de Odin e Fyorgyn. Atualmente faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel.

Origens de Thor?

Apesar de várias adaptações ao longo dos tempos, tendo versões já desde o tempo dos romanos, passando pelos germânicos, vikings e até mais modernizadas e adaptadas ao cinema, atualmente Thor é visto como o filho do pai dos deuses pagãos nórdicos, Odin, e da deusa da Terra, Fyorgyn, sendo ele o deus pagão do Trovão, dos relâmpagos e das tempestades, bem como o protetor da humanidade e, juntamente com a sua mulher Sif, os deuses pagãos nórdicos da fertilidade. No total, Thor tem cerca de 15 nomes/pseudónimos diferentes. Ele costuma ser caracterizado com cabelos loiros compridos e barba ruiva, sendo normalmente acompanhado pelo seu martelo Mjölnir e o seu cinto, símbolo da força, Megingjard, assim como as luvas de ferro, Járngreipr.

Ele adora beber, comer e batalhar, sendo por isso uma personificação das velhas tradições vikings de beber, comer e conquistar. Nessa mesma base de ideais, é descrito como bastante mulherengo. Além disso, a ideia atual é que Thor teria uma temperamento explosivo. A sua residência é em Asgard, terra dos deuses, junto do seu rei e também seu pai, Odin.

São-lhe atribuídos vários feitos heróicos, bem como uma força e uma rapidez inigualáveis. Porém, provavelmente a sua batalha mais famosa é com a serpente, Jörmungandr, durante o fim dos tempos, conhecido como Ragnarok, na qual os dois inimigos acabam por morrer após um confronto bastante sangrento e épico. O seu maior inimigo é Loki, deus da Trapaça.

A palavra quinta-feira em inglês – Thursday é baseada em Thor, uma vez que no inglês arcaico Thursday era, literalmente, Thor‘s day (dia de Thor, em português).

Adaptação cinematográfica atual

A figura de Thor foi modernizada e adaptada para o cinema, conforme é mais popularmente reconhecida nos tempos de hoje.

Após uma primeira adaptação às bandas-desenhadas da Marvel, cuja personagem foi criada por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962, Thor foi finalmente incorporado com sucesso nos cinemas. Interpretado por Chris Hermsworth, Thor faz parte do MCU (Marvel Cinematic Universe, ou Universo Cinematográfico da Marvel em português). Depois de um modesto sucesso nos dois primeiros filmes (“Thor” de 2011 e “Thor: Mundo Sombrio” em 2013), o deus nórdico conquistou finalmente os fãs em “Thor: Ragnarok”, lançado em 2017.

No primeiro filme, a MCU apresentou-nos o deus Thor, loiro com cabelos compridos e barba castanha (em vez de ruiva), que lida com a descoberta de que o seu irmão Loki, deus da travessura, é na realidade adotado, tendo de confrontá-lo, após este se juntar aos Gigantes de Gelo, perdendo o seu martelo Mjölnir no início do filme e recuperando-o somente no ato final, para livrar Asgard das mãos dos inimigos.

Posteriormente, apareceu em Avengers (Os Vingadores), filme lançado em 2012, juntando-se a Iron Man (Homem de Ferro), Hulk, Capitão América, entre outros para derrotar o seu irmão e um exército alienígena que pretendia apoderar-se da terra, formando o grupo conhecido como os Vingadores.

Regressou sozinho em 2013, para derrotar os Elfos malígnos que procuravam deter o poder sobre os 9 nove reinos, que estão sob a tutela de Asgard e do seu rei e pai de todos os deuses Odin.

Em 2015, voltou novamente ao grupo Avengers, em “Vingadores: Era de Ultron”, para derrotar uma invenção incontrolável e com uma força quase incalculável criada por Tony Stark, o Homem de Ferro.

Passados dois anos, conquistou finalmente o público em “Thor:Ragnarok”, onde teve de enfrentar o maior mal da mitologia Nórdica, o Fim dos Tempos, conhecido como Ragnarok. Nele, Thor é inicialmente derrotado pela há muito exilada, Hela, deusa da destruição e sua irmã. Após o próprio Thor ser exilado, e perder o seu martelo, ele acaba por se tornar um gladiador, onde encontra o seu companheiro dos Avengers, Hulk, e recupera o seus poderes, mesmo sem a ajuda do martelo. No fim consegue derrotar a sua irmã, ainda que à custa da sua cidade natal e terra dos deuses, Asgard.

Atualmente, ele é o rei asgardiano, após a morte do seu pai, Odin. Porém, o seu novo lar é a terra, onde em 2018 e 2019, ajuda novamente os Avengers e outros heróis terráqueos a derrotar Thanos, que procura juntar todas as pedras do infinito e tornar-se o ser mais poderoso do Universo.

429 Visualizações 1 Total
429 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.