Safo

Breve olhar sobre as características estilísticas e temáticas da obra de Safo

Oriunda da ilha de Lesbos, Safo (século VII a. C.) foi uma notável poetisa grega da Antiguidade, cujas composições poéticas têm sido bastante admiradas ao longo dos tempos.

A sua notabilidade advém, em primeiro lugar, do facto de ter sido a criadora de uma academia poética (designada Tíasos), exclusivamente para mulheres, que se baseava na educação e na religião. Em segundo lugar, do facto de a sua obra ser significativamente inspirada no sentimento de amor da família e dos outros, embora a mulher ocupe nele um lugar de destaque. Por esta razão, o seu nome ficou ligado ao safismo, ou lesbianismo.

O único poema que chegou até nós intacto intitula-se «Ode a Afrodite», no qual Safo invoca a deusa para que a auxilie a persuadir e a seduzir uma rapariga que ama.

Os seus poemas, redigidos em grego eólico mas com traços do vocabulário épico de Homero, impressionam não só pela sua beleza estilística inigualável, mas também, e sobretudo, pelo que neles se inscreve da personalidade inigualável da própria Safo.

220 Visualizações 1 Total
220 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.