S. Buck, Pearl

Pearl Sydenstricker Buck, nascida Pearl Comfort Sydenstricker, conhecida também pelo seu nome chinês Sai Zhenzhu, é uma escritora americana, do século XX, vencedora do Prémio Nobel da Literatura no ano de 1938.

Filha de missionários presbiterianos, Pearl S. Buck, nasceu em Hillsboro, no Estado de West Virginia, a 26 de Junho de 1892. A escritora viveu com os seus pais na China, tendo este país e a sua cultura servido de inspiração para muitos dos seus romances.

Pearl S. Buck estudou em Xangai até aos quinze anos e dedicou-se a trabalhar num abrigo chinês onde residiam mulheres escravas e prostitutas. Regressou aos Estados Unidos para iniciar a sua educação universitária, onde estudou Psicologia na Randolph-Macon Woman’s College.

Findados os seus estudos, voltou para a China em 1914 e, dois anos mais tarde, casou-se com o missionário John Lossing Buck. Viajou por diversas regiões da China com o marido trabalhando como professora de Literatura Inglesa e desempenhado também funções de tradutora.

Em 1924, Pearl e John Buck, regressam aos Estados Unidos com o intuito de procurar ajuda para a sua filha mais velha, Carol, que sofria de um atraso cognitivo. Em 1926, Pearl S. Buck obteu o seu mestrado em Literatura pela Universidade de Cornell, tendo no ano seguinte regressado à China.

O seu primeiro romance, East Wind: West Wind, foi publicado em 1930 e foi bem recebido pelos críticos. No ano seguinte, a escritora publicou The Good Earth, obra com a qual venceu o Prémio Pulitzer.

Em 1935, a escritora divorciou-se do seu marido para casar com o seu editor, Richard Walsh. Nesse mesmo ano regressou definitivamente aos Estados Unidos e escreveu A House Divided.

Seguiram-se romances como China Sky, Dragon Seed, The Promise, The Big Wave, The Hidden Flower, Imperial Woman e The Living Red.

Na totalidade, Peral S. Buck escreveu mais de oitenta romances, contos e obras não ficcionais.

Através da sua obra a autora abordou vários temas do seu interesse, tais como, a cooperação entre povos e a luta pelos direitos das crianças asiáticas, na sua maioria, fruto de relações inter-raciais.

Para além da sua escrita, Pearl S. Buck, dedicou parte da sua vida a causas humanitárias e à defesa dos direitos das mulheres, tendo criado a Fundação Pearl Buck.

A escritora faleceu em Denby, Vermont, em 1973, com oitenta anos.

855 Visualizações 1 Total
855 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.