Filha de missionários presbiterianos, Pearl S. Buck, nasceu em Hillsboro, no Estado de West Virginia, a 26 de Junho de 1892. A escritora viveu com os seus pais na China, tendo este país e a sua cultura servido de inspiração para muitos dos seus romances.
Pearl S. Buck estudou em Xangai até aos quinze anos e dedicou-se a trabalhar num abrigo chinês onde residiam mulheres escravas e prostitutas. Regressou aos Estados Unidos para iniciar a sua educação universitária, onde estudou Psicologia na Randolph-Macon Woman’s College.
Findados os seus estudos, voltou para a China em 1914 e, dois anos mais tarde, casou-se com o missionário John Lossing Buck. Viajou por diversas regiões da China com o marido trabalhando como professora de Literatura Inglesa e desempenhado também funções de tradutora.
Em 1924, Pearl e John Buck, regressam aos Estados Unidos com o intuito de procurar ajuda para a sua filha mais velha, Carol, que sofria de um atraso cognitivo. Em 1926, Pearl S. Buck obteu o seu mestrado em Literatura pela Universidade de Cornell, tendo no ano seguinte regressado à China.
O seu primeiro romance, East Wind: West Wind, foi publicado em 1930 e foi bem recebido pelos críticos. No ano seguinte, a escritora publicou The Good Earth, obra com a qual venceu o Prémio Pulitzer.
Em 1935, a escritora divorciou-se do seu marido para casar com o seu editor, Richard Walsh. Nesse mesmo ano regressou definitivamente aos Estados Unidos e escreveu A House Divided.
Seguiram-se romances como China Sky, Dragon Seed, The Promise, The Big Wave, The Hidden Flower, Imperial Woman e The Living Red.
Na totalidade, Peral S. Buck escreveu mais de oitenta romances, contos e obras não ficcionais.
Através da sua obra a autora abordou vários temas do seu interesse, tais como, a cooperação entre povos e a luta pelos direitos das crianças asiáticas, na sua maioria, fruto de relações inter-raciais.
Para além da sua escrita, Pearl S. Buck, dedicou parte da sua vida a causas humanitárias e à defesa dos direitos das mulheres, tendo criado a Fundação Pearl Buck.
A escritora faleceu em Denby, Vermont, em 1973, com oitenta anos.